Cão fantasiado visita crianças no HU

Na época do carnaval quase todo mundo quer aproveitar e usar uma fantasia. Com o cãozinho Apollo não foi diferente. Ele participa da “Cãoterapia” do Hospital Universitário de Jundiaí (SP) e resolveu fazer uma visita especial para as crianças na quinta-feira (27).

O animal foi diagnosticado com um tumor na mandíbula e passou por uma cirurgia. Por conta disso, precisou se afastar do hospital por um tempo, mas o carinho era tão grande que Tatiane Keller, coordenadora do voluntariado da unidade, criou uma ação para mandar boas energias a Apollo.

Com isso, durante o tratamento, o Golden Retriever, de 8 anos, recebeu mais de 80 cartas escritas pelas crianças que são atendidas na unidade. Na volta ao hospital, Apollo tirou foto usando até crachá de funcionário. Para animar as crianças durante o carnaval, o cãozinho apareceu no local fantasiado de palhaço.

A Larissa Hoffmann Antunes, de 29 anos, dona do Apollo, contou que a fantasia foi confeccionada especialmente para ele. “As crianças ficaram tão felizes! Uma delas até disse: ‘é o palhacinho mais fofo que eu já vi’. Ele é muito bonzinho, todos acharam o máximo”, comemora.

A coordenadora explicou que o animal foi até a brinquedoteca, que fica dentro do hospital, na ala pediátrica, onde as crianças ficam internadas. Depois, seguiu até a recepção para alegrar as crianças que estavam aguardando atendimento.

Tatiane disse ainda que Apollo é o primeiro cão a fazer parte da ‘Cãoterapia’ em Jundiaí. O projeto foi apresentado para o hospital e para o controle de infecção.

“Ele tem autorização para ficar na brinquedoteca e na recepção do hospital, mas não passa dentro da unidade. Claro, tem algumas condições para ele poder ir, como banho antes de ir até a unidade, vacinas em dia e também um laudo veterinário. Tem toda uma burocracia, afinal, é um cachorro dentro de um hospital”, explica a coordenadora do voluntariado.