Prefeito de Itatiba não vai recuar

O prefeito de Itatiba, Douglas Augusto, disse que não vai recuar de suas decisões de proteger a população, diante do pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro, que sugeriu a volta ao trabalho e retorno das crianças às escolas.

Veja nota do prefeito.

NEM UM PASSO ATRÁS

Além de portadores de doenças autoimunes, crônicas ou alguma deficiência, Itatiba possui hoje cerca de 18 mil PESSOAS com 60 anos ou mais. São nossos vizinhos, nossos amigos, nossos avós. Gente que trabalhou a vida inteira na lavoura, na indústria, no serviço pesado da construção civil. Tudo para termos o país em que vivemos hoje. Dentre elas, dona Benedita, minha avó, assim como os avós de todos vocês que por aqui me acompanham.

O coronavírus é uma doença que se alastra de forma silenciosa. Ela não depende de nossa alimentação, do nosso comportamento, da nossa genética. A covid-19 produz uma pneumonia e leva à morte. Isso tudo após o beijo carinhoso de um neto que voltou da aula ou após o abraço de um filho querido que voltou das férias. Não é possível que menosprezemos a doença simplesmente por produzir um resfriado em uns e altíssima chance de morte em 15% da população. O covid-19 sobrecarrega o sistema de saúde do país por onde passa, breca a economia na marra, tira a vida de jovens SIM e principalmente dos idosos.

De um lado temos a OMS, ONU, NBA, FIFA, Comitê Olímpico, Índia (que anuncia o maior isolamento da história, de 1,3 bilhões de pessoas), países europeus, infectologistas, renomadas universidades e prestigiados pesquisadores. Do outro, o “eu acho”. A quem tem a responsabilidade de um cargo, como eu, não resta dúvidas na escolha.

Sem vacina, sem testes para todos e sem medicamentos que eliminem o risco à vida, o isolamento de grande parte da população tem se mostrado a única maneira de conter o covid-19. ITATIBA NÃO DARÁ UM PASSO ATRÁS nas medidas de contenção e de isolamento. Quem quiser a responsabilidade de decidir, que recorra a Justiça defendendo sua visão ou se candidate ao meu posto. Decisão dura, difícil, mas que precisa ser mantida com a cidade tendo às portas uma doença desconhecida e com a qual o mundo ainda não sabe lidar.

Douglas Augusto
Prefeito de Itatiba/SP