UBSs passam a ser ‘Unidades Sentinelas’

Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), da Prefeitura de Jundiaí, estabelece o funcionamento de ‘Unidades Sentinelas’ espalhadas pela cidade para o atendimento específico às pessoas que estão com sintomas gripais (febre, tosse, coriza e leve falta de ar ou dificuldade respiratória). A partir da próxima semana, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Anhangabaú, Rami e Rui Barbosa, além da Clínica da Família do Jardim Novo Horizonte, atuarão no novo formato para o cuidado da população, agilizando o atendimento e evitando os riscos de contaminação.

Além de adequações na estrutura das unidades – com a redução do mobiliário e ordenação de fluxos -, as equipes receberão os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) obrigatórios para o atendimento durante o período da pandemia do Novo Coronavírus. A implantação de Unidades Sentinela se dará de acordo com as alterações do cenário epidemiológico do município. Nesses espaços não haverá a dispensação de medicamentos que não sejam relativos ao tratamento de doenças respiratórias, nem realização de procedimentos de curativos ou outros atendimentos diferentes de sintomas de gripe e resfriado. Para os usuários das unidades alocadas para o serviço,  a busca pelos atendimentos de outras naturezas deve ser feita na unidade mais próxima, inclusive em caso de necessidade de acolhimento.

“A formatação agrega à rede já montada para o cuidado da população e que teve a ampliação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de enfermaria dedicados ao tratamento dos pacientes que demandarem do aparato. No entanto, é fundamental que as medidas de isolamento social sejam mantidas, para evitar o aumento exponencial no número de casos”, detalha o prefeito Luiz Fernando Machado.

Segundo o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde, Tiago Texera, o funcionamento dos espaços foi desenvolvido para oferecer o melhor à população. “As Unidades Sentinelas servem exclusivamente para o atendimento dos casos que possam ser suspeitos de COVID-19. Lá será feita a primeira triagem do munícipe, que, poderá ser encaminhado para casa com as orientações de cuidados em saúde e de isolamento e, se necessário, encaminhado para um serviço de média ou alta complexidade se for identificada situação que exija a medida. A população tem na Unidade Sentinela o primeiro cuidado em relação à suspeita do Novo Coronavírus”, detalha.

 

Funcionamento

A implantação das Unidades Sentinelas US Rami e US Anhangabaú está prevista para o dia 7 de abril (terça-feira) e a US Rui Barbosa e Clínica da Família para dia 8 de abril (quarta-feira). Estas unidades atenderão exclusivamente pessoas com febre persistente por 48h, tosse, coriza, dor de garganta e perda do olfato e do paladar, além do mal-estar ou dores pelo corpo. Leve falta de ar e dificuldade para respirar também são sintomas para a busca do serviço instalado na US. Já as crianças e menores de 18 anos continuarão a ser atendidas nas suas UBSs comuns, na mais próxima de sua residência.

As USs estão localizadas na UBS Rami (Rua Cica, 1.345 – Vila Rami), UBS Anhangabaú (Rua Hans Staden, 40 – Anhangabaú), UBS Rui Barbosa (Rua Antônio Zandona, 944 – Vila Nambi) e funcionam de segunda à sexta-feira, das 8h as 17h. Já a Clínica da Família (na Av. Presbítero Manoel Antônio Dias Filho, 1540 – Parque Residencial Jundiaí), funciona das 08h às 20h.