IPT vem acompanhando isolamento social em Jundiaí

O “Jornal da Região” informou na semana passada que o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) vem utilizando dados da operadora Vivo, para saber onde há maior número de telefones celulares concentrados.

Do dia 29 de março até o dia 06 de abril houve uma queda no isolamento social de 59% para 51% no Estado.

No caso de Jundiaí, em reportagem do “Jornal Nacional” da Globo, o isolamento diminuiu para 48%. Mas, na região, Itatiba aparece nos níveis mais altos dos levantamentos, com 57%.

A Vivo usa seus recursos de Big Data para apoiar o governo de São Paulo a combater a pandemia da Covid-19. Para tal, a empresa e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, firmaram um acordo de cooperação, por meio do qual o IPT poderá consultar informações agregadas e não individualizadas sobre deslocamento populacional, em tempo real, nas diferentes localidades do Estado.

O objetivo é que a análise estratégica dessas informações pelo Comitê Executivo de Governo e pelo Centro de Contingência do Coronavírus do Governo de São Paulo possa indicar tendências e antecipar os próximos passos da disseminação da Covid-19, bem como apontar a eficácia das medidas de isolamento social.

O governador João Doria manifestou nesta quarta-feira (08) que está preocupado com o próximo final de semana “prolongado” – apesar da quarentena -, e pediu para a população não ir à praia. Disse que o vírus ainda está circulando nas ruas. Ele pediu “fique em casa, proteja a sua família. As praias estão fechadas”.