“Jundiaí está próxima do pico da pandemia”, diz gestor de Saúde

O gestor de Saúde da Prefeitura de Jundiaí, Tiago Texera, disse em entrevista para a TV TEC que apesar da flexibilização das atividades comerciais autorizadas pelo Governo do Estado a partir de segunda-feira, dia 1º de junho, “Jundiaí está com o sinal amarelo ligado”,

O gestor explicou que as medidas de regramento anunciadas pelo prefeito Luiz Fernando Machado são ainda mais restritivas por parte do município, porque “Jundiaí está próxima do pico da pandemia”.

Tiago explicou que o mês de Junho será o pico da propagação do vírus no município, “com crescimento acelerado. Teremos mais pessoas contaminadas. Teremos mais pessoas em estado grave e podem ter mais pessoas vindo a óbito”.

Nesta sexta-feira Jundiaí chegou a contabilizar 52 vidas perdidas para o Coronavírus e já são 859 pessoas contaminadas desde o início da pandemia.

“Medo”

Tiago Texera disse que o que está falando não é para colocar medo na população. Mas a “pura realidade dos fatos”.

Ele disse que “não é o momento para passear no shopping ou no comércio”. Quem quiser preservar a sua vida e da família, só deve sair de casa se for extremamente necessário. “O vírus está circulando de forma acelerada em Jundiaí. Hoje temos 151 pessoas internadas com síndrome respiratória grave”.

Nas medidas anunciadas na noite desta sexta-feira, a Prefeitura proibiu o funcionamento das praças de alimentação nos shoppings, a permanência de pessoas em mesas de restaurantes e proibiu a reabertura dos bares e lanchonetes.

Só podem funcionar os serviços de entrega nas residências (delivery) ou de retirada no balcão (take way).

Os shoppings e demais comércios também foram orientados a divulgar as “Etiquetas Respiratórias”.

Ao sair de casa, utilize máscara de proteção.