Região de Jundiaí continua na Fase Laranja

O governador João Doria anunciou na tarde desta quarta-feira (10) que a região de Jundiaí continua na Fase Laranja. Mas a partir da próxima semana as cidades podem mudar de fase com base nos dados diários e não mais de 15 em 15 dias.

O secretário de Desenvolvimento Social, Marcos Vinholi, explicou que algumas cidades regrediram e suas regiões tiveram de voltar atrás, como as de Ribeirão Preto, Barretos e Presidente Prudente, que se tornaram Zona Vermelha, devido à propagação do vírus.

Jundiaí pode avançar para a próxima fase o mais rápido do que outras regiões, com os investimentos realizados pela Prefeitura na criação de leitos. Nesta quarta-feira foi apresentado o Hospital de Campanha no Quartel do Exército.

A mudança de fase de Jundiaí vai depender dos “indicadores” e da participação da população na utilização de máscaras, além de evitar aglomerações.

A economista Ana Carla Abrão disse que as regiões das diretorias de Saúde de Campinas e Sorocaba ainda estão em “estado de alerta”, porque não evoluíram como se esperava, em quedas no número de óbitos, criação de leitos e participação da sociedade.

“A população precisa obedecer todos os protocolos de Saúde, para retomada da Economia e do Emprego”, disse Ana Carla.

Para as diretorias de Saúde de Campinas e Sorocaba, a secretária de Desenvolvimento, Patrícia Ellen, disse que as medidas precisam ser “endurecidas”, para não voltar na fase vermelha.

Regiões que estavam na fase Amarela regrediram, conforme o mapa abaixo, porque não cumpriram as metas.