Prefeitura recebe mais de 800 queixas de aglomerações

Nos últimos dias aumentaram as queixas de aglomerações noturnas com consumo de bebidas e som alto, em ruas de Jundiaí. Segundo a Prefeitura, por meio de seus canais de comunicações entre a população e os órgãos de atendimento ao cidadão foram registradas de abril a setembro 820 denúncias. No último final de semana o “Jornal da Região” recebeu queixas de moradores da rua do Retiro, do Torres de São José e do Jardim Tamoio.

A Prefeitura de Jundiaí informa que os bairros citados – Torres de São José, Retiro e Jardim Tamoio – vêm sendo monitorados e já receberam ações da Guarda Municipal (GM) de forma autônoma, pontual ou em conjunto com a Fiscalização do Comércio e a Vigilância em Saúde.

Desde o início da pandemia de COVID-19, em atendimento ao Decreto nº 28.970, a GM intensificou esse monitoramento em bairros em que normalmente ocorrem os eventos.

Na última sexta-feira (11), por exemplo, ação conjunta entre a GM e a Fiscalização de Trânsito da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), teve como propósito dispersar aglomerações que estão proibidas por conta da pandemia do novo coronavírus, além de fiscalizar o trânsito na região do Jardim Torres São José.

No local, 13 veículos foram autuados por infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro, como estacionamento irregular.

Também no final de semana, a Fiscalização do Comércio realizou 16 averiguações (ambulante, comércio, carta e termo de ciência), com duas notificações e uma multa aplicadas. A rua do Retiro foi um dos pontos fiscalizados.

“Cabe observar que o Centro de Operações Táticas da GM também recebe denúncias, por meio do 153, versando sobre aglomeração de pessoas em confraternizações em geral, sendo que todas as solicitações são atendidas pelas equipes do patrulhamento que atuam 24 horas por dia. O canal 156 e o aplicativo da Prefeitura de Jundiaí (https://jundiai.sp.gov.br/aplicativo-prefeitura-de-jundiai/) também oferecem campos de denúncias de atividades e posturas que vão contra as orientações para a contenção do vírus. De abril a setembro, foram registrados no sistema 153 e APP Jundiaí, aproximadamente 820 solicitações de aglomerações de pessoas que foram atendidas por equipes da GM”, diz a nota da Prefeitura.

Quem tem problemas com som alto deve ligar no 153 da Guarda Municipal e durante a semana registrar a queixa no 156 da Prefeitura. Se for estabelecimento comercial o proprietário pode perder o alvará de funcionamento. Muitas vezes a Fiscalização do Comércio não é comunicada pela população, para adotar as medidas cabíveis.

 

No Jardim Tamoio, som alto que varou a madrugada e terminou no dia seguinte