Golpistas usam nome da NET em fraude

Um novo tipo de golpe tem sido aplicado em assinantes de TV à cabo. Usando o nome da NET, os golpistas enviam um e-mail com dados corretos de assinantes, oferecendo descontos de até 50% no valor da fatura.

O código de barra já é enviado no e-mail, o cliente não desconfia pois os dados estão corretos, mas ao digitar o código para pagar o boleto aparece o nome de uma pessoa física.

Uma leitora do “Jornal da Região” enviou as informações apontando para o golpe. Ela contou ainda que após verificar que o código de barras indicava que o pagamento seria creditado em nome de uma pessoa diferente do nome da empresa, não efetuou o pagamento e acessou o site da NET. Lá constatou que não havia nenhuma informação sobre esse tipo de promoção.

O Procon orienta a consultar o site diretamente da empresa para evitar esse tipo de golpe.

Além da oferta de desconto, os golpistas usam e-mails falsos para enviar segunda via de boletos. Mas em qualquer um dos tipos, é possível analisar que o nome de domínio fatura-net.email é falso. O golpe já ocorre há algum tempo, tanto que a própria NET deixa em seu site, na categoria de perguntas e respostas, qual é o e-mail oficial para envio de faturas. “O único e-mail que a NET utiliza para envio de faturas é o [email protected] Caso você receba sua fatura de outro remetente, desconsidere”, informa a empresa.

Isso serve de alerta para qualquer e-mail de cobrança ou qualquer documento e link recebido por e-mail. Sempre verifique o domínio do remetente para não cair em um golpe ou em um ataque de phishing, com links maliciosos escondidos nos e-mails.

Antes de pagar qualquer boleto, a orientação é verificar no site da empresa se aquela oferta ou cobrança é verdadeira.