Nova iluminação do Complexo Fepasa valoriza o patrimônio histórico

A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) finalizou a instalação da nova iluminação externa da ala histórica do Complexo Fepasa. Para a compra dos 50 refletores de LED, foram investidos pouco mais de R$ 3 mil e a mão-de-obra para instalação ficou por conta dos servidores da Unidade. Além de gerar economia com das despesas de energia (segundo os fornecedores, as novas lâmpadas consomem até 90% menos que as lâmpadas convencionais), a nova iluminação potencializa a visibilidade e valoriza os prédios históricos.

Para o gestor da UGC, Marcelo Peroni, a novidade permite que os jundiaienses olhem para o Complexo de forma diferenciada. “A nova iluminação do Complexo não só valoriza o patrimônio histórico como atrai os olhares da população. Sem contar o quanto isso contribui também para a segurança no local. O Complexo é a sede da Cultura na cidade, algo esperado pelos artistas da cidade e pleiteado por anos, e as melhorias que a Prefeitura tem feito aqui e nos demais equipamentos culturais municipais servem de incentivo para que a população os ocupe e frequente cada vez mais”.

A iniciativa despertou também o interesse das outras instituições localizadas no Complexo, como o Poupatempo e Fatec, que já estão em processo de aquisição de lâmpadas do mesmo modelo, a fim de padronizar a iluminação geral. Em aprovação à adesão, a UGC cedeu sua mão de obra para a instalação também nesses outros espaços.

O Complexo
O Complexo Fepasa é o único patrimônio material do Município com tombamento em nível nacional, registrado no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Além da UGC, Fatec e Poupatempo, o espaço de área total de 111 mil metros quadrados, sendo 46 mil deles de área construída, abriga também outras Unidades de Gestão da Prefeitura, como Mobilidade e Transporte (UGMT), Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS); a Fundação Municipal de Ação Social (Fumas) e a Guarda Municipal (GM).

Sob a responsabilidade da UGC, as Salas dos Relógios, B1 Laboratório, Hermeto Pascoal, e Jundiaí (teatro com 200 lugares) encontram-se abertas para eventos sem público, como ensaios, reuniões, “lives”, gravações e ensaios fotográficos e de vídeo, sem a presença de público, mediante agendamento gratuito, por meio de formulário online. Mais informações pelo telefone (11) 4585-9750.