Jundiaí ainda mantém a Fase Verde. Por enquanto.

A Prefeitura de Jundiaí informa que, através do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), está avaliando o novo posicionamento do Plano São Paulo, que entrará em vigor a partir de quarta-feira, dia 2/12, e irá se manifestar formalmente tão logo seja possível.

Isso significa que o comércio pode abrir as lojas normalmente até às 22 horas no Centro da cidade, nesta terça-feira.

Existe preocupação dos comerciantes sobre as medidas que serão adotadas.

O presidente da Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí, Mark William Ormenese Monteiro, diz que este retrocesso é muito ruim para o comércio, principalmente neste período de Natal, a principal data para o varejo. “Entendemos que é necessário conter um novo avanço da doença na cidade mas é muito triste ter de reduzir a capacidade atendimento e não poder estender o horário de funcionamento, o que tradicionalmente ocorria todo mês de dezembro”, afirma. “Não é o comércio que estimula aglomeração, ao contrário, quanto mais horas as lojas ficam abertas, mais é possível pulverizar o atendimento. Não adianta fechar o comércio e as pessoas continuarem aglomerando em outros locais. Todos devem colaborar com os protocolos de saúde.”

A ACE Jundiaí aguarda as orientações do governo municipal sobre o funcionamento dos estabelecimentos durante esta fase.

O governador João Doria anunciou nesta segunda-feira (30) que algumas regiões do Estado estão em “alerta”, com situação crítica com a volta da pandemia do Coronavírus. Nesta terça-feira (01) ele vai se reunir por videoconferência com prefeitos, para explicar medidas que podem ser adotadas.

Na região de Jundiaí apenas a cidade de Itatiba foi relacionada pelo Governo do Estado em estado de “alerta”.

Doria apelou para a população continuar usando máscaras e adotando medidas preventivas.