Funcionários da Saúde recebem a vacina em Campo Limpo Paulista

Os primeiros funcionários da saúde receberam a dose da vacina contra Covid-19, em Campo Limpo Paulista, na manhã desta quinta-feira (21).  Josefa Cristina Soares Gama Coelho, de 44 anos foi a primeira campolimpense a ser vacinada. Ela é a responsável por aplicar as vacinas no Ambulatório Central e agora vai aplicar nos profissionais da saúde que estão trabalhando na linha de frente do enfrentamento à Covid. “Estou muito feliz, é um momento histórico e poder participar disso tudo é muito gratificante.”

Em seu breve discurso antes de fazer a aplicação, Dr. Luiz comentou sobre a emoção que estava sentindo. “Este é um momento em que não só a cidade, mas o Brasil inteiro está se emocionando, então, eu estou muito feliz por poder ter a oportunidade de aplicar a primeira dose da vacina contra o Covid-19 em Campo Limpo Paulista.” É importante ressaltar que o prefeito não tomou a vacina e vai aguardar a vez dele.

A segunda pessoa a receber a dose da vacina foi a funcionária do Hospital de Clínicas Severina Alaide Silva dos Santos, de 49 anos. Severina teve Covid há cinco meses e transmitiu para o pai, que infelizmente veio a óbito. Muito emocionada, ela conta do alívio que é poder estar, finalmente, vacinada. “É um alívio muito grande porque, assim como eu perdi o meu pai, muitas outras famílias perderam e estão perdendo seus entes queridos.”

CALENDÁRIO

O Calendário de vacinação a ser seguido é do Ministério da Saúde e, neste primeiro momento, a prioridade são os funcionários da linha de frente da Covid (hospital e postos de saúde) e depois, demais profissionais da saúde da cidade – que terão acesso nas unidades básicas de saúde. A seguir, os idosos (acima de 60 anos) em Instituições de Longa Permanência (ILP) e pessoas com deficiência maiores de 18 anos institucionalizadas.

Acredita-se que o próximo grupo a ser atendido será o de maiores de 75 anos – apesar de aguardarmos confirmação do Ministério de Saúde. Mas um cadastro das pessoas com mais de 75 anos já está sendo feito nas igrejas que serão postos de vacinação com agendamento de dia e horário. Esse cadastro será disponibilizado no site da prefeitura, a partir de amanhã, 22 de janeiro, sendo atendidos em data a ser avisada nos postos de saúde.