Itupeva se prepara para retomada gradual das aulas

A Secretaria Municipal de Educação promoveu, nos dias 8 e 9 de fevereiro, reuniões com pais e responsáveis para apresentação do Programa Retornando com Responsabilidade, que consiste na retomada das aulas presenciais de modo parcial, gradual e não obrigatória.

Nestes encontros, foram abordados diversos temas, entre eles: o protocolo sanitário e de saúde, reorganização dos espaços escolares, tempo de permanência dos estudantes nas escolas, metodologia, além de esclarecimentos de dúvidas.

“O programa permite as famílias participarem da decisão em aderir ao retorno presencial ou pela manutenção do ensino remoto. Tomamos todos os cuidados na implementação dos protocolos sanitários e de saúde e, principalmente, o Plano Pedagógico de Retorno às atividades presenciais, com o objetivo da garantia ao direito à aprendizagem das crianças e a garantia à saúde e segurança de todos os profissionais da educação”, afirma o secretário de Educação, Fábio José de Andrade.

Representando os gestores escolares do município, Mirian Aparecida Bruneli Carlos, que atua como diretora na EMEFEI Prefeito José de Oliveira (Pacaembu), declarou que essas reuniões são importantes para esclarecer todas as dúvidas dos pais e responsáveis. “Esses encontros são esclarecedores, a fim de que, a decisão sobre a escolha do ensino presencial ou remoto seja tomada com responsabilidade por parte dos pais e/ou responsáveis.”

Márcio Tadeu Gomes da Cunha, que mora no bairro Ana Luiza, é pai da pequena Maria Eduarda Fernandes da Cunha, de 9 anos. Ele aprovou a iniciativa da Prefeitura em promover as reuniões nos dias 8 e 9 de fevereiro. “Esses encontros foram importantes para esclarecer nossas dúvidas enquanto pais. Além disso, já tenho minha decisão em optar pelo retorno presencial, porque a pandemia tem afastado as crianças do convívio social, e isso é muito ruim. Portanto, por este motivo minha filha retornará para a escola.”

Leandro Trevisol, que mora no Pacaembu, tem uma filha matriculada no 5° ano. Ele afirmou que ainda não tem uma decisão concreta sobre o assunto discutido neste encontro. “Por isso, esse tema será debatido em família.”

Aline Cristine Luis Caetano, também moradora no Pacaembu, tem dois filhos matriculados na EMEFEI Prefeito José de Oliveira, um de 8 e outro de 10 anos. Ela ressaltou que já optou pelo retorno presencial dos filhos à unidade escolar. “Com essa nova fase que estamos vivendo de pandemia, a adaptação se faz necessária, através de novos costumes. Por este motivo, meus filhos retornarão à escola.”

PROGRAMAÇÃO

Nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro, serão realizadas reuniões de pais e responsáveis nas creches municipais.

No dia 22, os encontros serão direcionados ao Maternal II. No dia 23, para o Maternal I e no dia 24, para os Berçários I e II.