Fiscalização de Itatiba orienta mais de 100 comércios

O primeiro final de semana de Fase Vermelha estadual, de máximo alerta com restrição de circulação de pessoas durante o dia e fechamento de comércio, foi de fiscalização reforçada e muita orientação em Itatiba. Equipes com funcionários de sete secretarias municipais estiveram nas ruas, em plantões, desde as primeiras horas do sábado (06) até a noite de domingo (07).

Um expressivo contingente da Guarda Municipal, bem como agentes da Polícia Militar, deram apoio à fiscalização, que orientou 117 estabelecimentos comerciais quanto às regras impostas pelo Estado de São Paulo. Foram notificados ainda 29 estabelecimentos que estavam funcionando fora das regras estabelecidas para a Fase Vermelha do Plano SP e foi atendida aindauma ocorrência de aglomeração em chácara alugada. A pessoa que alugou o local será notificada.

O setor de Fiscalização, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Habitação atua em conjunto com a Guarda Municipal de Itatiba, identificando estabelecimentos que descumprem as regras, resultando nas punições. Os canais de denúncia contra aglomeração foram reforçados. A população tem o whatsapp 3183-0668 (apenas mensagens de texto) e o fone 153 da Guarda Municipal.

Desde o início do ano, com alterações de fases do Plano São Paulo para contenção da disseminação do vírus da Covid-19, a postura da Prefeitura de Itatiba tem sido de orientação aos estabelecimentos comerciais, especialmente aqueles que naturalmente já têm grande frequência de pessoas, caso de restaurantes, bares, casas noturnas e similares. Medidas mais severas só são tomadas quando as orientações preliminares não surtem efeito.

A Fase Vermelha estadual segue até dia 19 próximo. Até lá apenas serviços públicos essenciais – como saúde e segurança – estarão mantidos de forma plena. O atendimento ao público na Prefeitura de Itatiba estará suspenso, sendo mantido atendimento telefônico no 3183-0630, em horário comercial. Quanto às escolas da Rede Municipal de Ensino, seguem com aulas remotas, como vem sendo desde o último dia 08/02. Parques municipais, quadras, pistas de atletismo e demais espaços esportivos da cidade também estarão fechados até o próximo dia 19.

Praça sem aglomeração

Na noite de domingo, o foco das ações foi a Praça da Bandeira, após a final da Copa do Brasil de futebol. A Praça, palco tradicional de comemoração em outros momentos, teve presença ostensiva da fiscalização, GM e PM para conter possíveis aglomerações. Não houve, no entanto, nenhum registro de ocorrência envolvendo aglomerações no local.