Itatiba vai fazer terceiro Vacinaço

Numa nova ação para vacinar de forma rápida a população contra a Covid-19, a Prefeitura de Itatiba promoverá nesta sexta-feira (09), o 3º Vacinaço no Parque Luis Latorre.

Desta vez a vacinação será exclusiva às segundas doses de Coronavac para quem nasceu entre 1943 e 1946. Será necessário agendamento prévio de horário, pelo site da Prefeitura (http://servicos.itatiba.sp.gov.br/agendamento-vacina). O agendamento será aberto a partir das 8h30 desta quarta-feira (07).

A expectativa é vacinar na sexta cerca de 1.900 pessoas com idades entre 75 e 78 anos.

Inicialmente a vacinação desses públicos estava prevista para semana que vem – como consta nos cartões dos vacinados desses anos – mas com a disponibilidade das vacinas, a opção da Secretaria da Saúde foi pela antecipação, acelerando o combate ao coronavírus.

No Vacinaço desta sexta-feira serão contemplados os nascidos nos anos de 1943, 1944, 1945 e 1946 que já receberam a primeira dose da vacina CoronaVac/Butantan. Aqueles que foram vacinados com a AstraZeneca/Oxford – vacina que tem prazo maior para aplicação entre primeira e segunda doses – receberão nova dose futuramente.

Quem já pode receber a segunda dose na sexta e não tem acesso à internet, deve procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência para receber auxílio no agendamento, funcionando assim: o funcionário do posto acessará o sistema de agendamento municipal e providenciará a marcação. O agendamento prévio é obrigatório para o 3.º Vacinaço – já que cada um terá seu horário próprio. A medida permite que a vacinação flua praticamente sem filas, em sistema drive thru, com o idoso recebendo a vacina dentro do carro. Caso não possa ir de carro na sexta, a pessoa que estiver nessas faixas etárias pode entrar em contato com o TeleCovid (4524-3334) para agendamento posterior.

SUS

Para esta semana há mais duas datas de vacinação em segunda dose de grupos etários: amanhã, quarta-feira, 07/04, para os nascidos em 1941 e na quinta-feira, 08/04, para os nascidos em 1942, das 08h às 14h, em sistema drive thru no ACE (Ambulatório Central de Especialidades – SUS). Para esses dois dias não é necessário agendar. Basta que o idoso vá até o local na faixa de horário de acordo com seu mês de nascimento.

PRIMEIRAS DOSES

Para as pessoas que já tiveram suas faixas etárias/ profissionais de Saúde liberados para tomarem a vacina conforme o Plano Nacional de Imunização, e que por algum motivo ainda não tenham tomado a primeira dose, a Secretaria da Saúde orienta que liguem para o TeleCovid (4524-3334)– para que sejam incluídos em fila de espera.

A espera ocorre pois o Ministério da Saúde envia doses ao município já direcionadas a públicos determinados. Por isso ocorre a fila de espera, que é atendida conforme chegam novas doses. “Não cabe à cidade escolher em quem aplicar a vacina. Precisamos seguir o que Ministério da Saúde nos determina e nem sempre as grades (remessas) que recebemos vêm completas, suficientes para atender uma faixa etária completa”, explica o Secretário de Saúde, Renan Dias Irabi. O TeleCovid da Prefeitura de Itatiba entrou em operação no último mês de março, quando a pandemia se agravou, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h e, além de agendamentos, reúne diversas informações para o enfrentamento à doença no município.