Pacientes recebem carinho de familiares por vídeos chamadas

Com foco na assistência humanizada prestada aos pacientes, o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) por intermédio dos psicólogos da instituição, realiza sessões de vídeos chamadas diariamente entre pacientes internados e a família, a fim de proporcionar momentos de afetividade e minimizar a dor da internação, além de suporte no processo de enfrentamento ao isolamento durante o tratamento. A equipe de psicologia, atualmente composta por seis psicólogos, realiza também visitas humanizadas a esses pacientes, levando palavras de conforto e esperança durante sua internação.

A psicóloga clínica e hospitalar do HSV, Juliana Oliveira Brochado, acompanha as sessões e fala sobre a importância de projetos e atitudes como essas na recuperação de pacientes. “Sentimentos como angústia, insegurança e preocupações estão presentes na vida de todos os envolvidos, o suporte emocional é essencial”. Um dos pacientes a participar dessas sessões foi Neuza Ap. Gama Magalhães, de 60 anos, que recebeu no dia 28 de março, após 10 dias de internação por covid-19, desenhos e cartas, além de uma oração feita pela família em meio a uma das sessões de vídeo. A iniciativa contou com a ajuda de netos e filhos que enviaram a ela desenhos feitos a mão e cartas com mensagens de carinho.

Juliana explica que a sugestão das cartas, desenho e terço religioso surgiu durante os atendimentos individuais entre ela e a paciente. “Diante da fragilidade emocional e longo período de internação da paciente, observei que a construção da fé como resiliência em meio ao momento de dificuldade seria importante para o seu interior, além de trazer a família para o âmbito hospitalar mesmo que não presencial, mas com palavras e imagens. Estamos lidando com algo novo, é uma doença grave com um impacto social significativo e poder contribuir com a humanização e com aspectos que aproximam pacientes e familiares, faz todo sentido para minha vida. Meu sentimento é de gratidão em fazer parte da história de superação de muitos”.