Itatiba vai fazer 4º Mega Vacinaço contra a Covid-19

A Prefeitura de Itatiba divulgou que irá realizar a 4.º edição do Vacinaço, no próximo domingo (18). Esta edição promete ser a maior de todas, aplicando segundas doses às pessoas nascidas nos anos de 1947, 1948, 1949, 1950, 1951 e 1952. A ação será exclusiva para aplicação de segunda dose de CoronaVac/Butantan.

Será necessário agendamento prévio de horário, pelo site da Prefeitura (http://servicos.itatiba.sp.gov.br/agendamento-vacina) que já está aberto.

Essa nova ação da Prefeitura de Itatiba para vacinar de forma rápida a população contra a Covid-19 novamente ocorrerá no Parque Luis Latorre, abrangendo pessoas com idades entre 74 e 69 anos. Com a chegada de novas doses, foi antecipada a vacinação desses públicos, opção da Secretaria da Saúde, acelerando o combate à Covid-19. Aqueles que foram vacinados com a AstraZeneca/Oxford – vacina que tem prazo maior para aplicação entre primeira e segunda doses – receberão nova dose futuramente.

No 4.º Vacinaço novamente a solidariedade estará presente. Haverá ponto de arrecadação de alimentos, de agasalhos e cobertores e também de ração para cães e gatos, para que os participantes do Vacinaço possam doar, caso queiram. Os itens irão para ações do Fundo Social de Solidariedade e assistências às famílias prestadas por vários órgãos da Prefeitura de Itatiba.

Quem já pode receber a segunda dose no 4.º Vacinaço e não tem acesso à internet, deve procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência para receber auxílio no agendamento, funcionando assim: o funcionário do posto acessará o sistema de agendamento municipal e providenciará a marcação. O agendamento prévio é obrigatório, já que cada um terá seu horário próprio. A medida permite que a vacinação flua de forma rápida, em sistema drive thru, com o idoso recebendo a vacina dentro do carro. Caso não possa ir de carro no domingo, a pessoa que estiver nessas faixas etárias pode entrar em contato com o TeleCovid (4524-3334) para agendamento posterior.

PRIMEIRA DOSE

Para as pessoas que já tiveram suas faixas etárias/profissionais de Saúde liberados para tomarem a vacina confirme o Plano de Imunização Nacional, e que por algum motivo ainda não tenham tomado a primeira dose, a Secretaria da Saúde orienta que liguem para o TeleCovid (4524-3334) para que sejam incluídos em lista de espera.

A espera ocorre pois o Ministério da Saúde envia doses ao município já direcionadas a públicos determinados. Por isso ocorre a fila, que é atendida conforme vão chegando novas doses. “Não cabe à cidade escolher em quem aplicar a vacina. Precisamos seguir o que Ministério da Saúde nos determina e nem sempre as grades (remessas) que recebemos vêm completas, suficientes para atender uma faixa etária completa”, explica o secretário de Saúde, Renan Dias Irabi. O TeleCovid da Prefeitura de Itatiba entrou em operação no último mês de março, quando a pandemia se agravou, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h e, além de agendamentos, reúne informações diversas para o enfrentamento à doença no município.