Radares começam a funcionar em Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí informa que a partir desta quarta-feira (05) dá início às autuações por meio de radares em ruas e avenidas da cidade.

Todos os pontos estão sinalizados com faixas de aviso aos motoristas que trafegam por esses locais e podem ser consultados no site da Prefeitura de Jundiaí. Também é possível consultar pelo mapa qual tipo de fiscalização cada radar fará.

De acordo com o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz, o aumento da fiscalização com os radares está atrelado à intensificação de ações de conscientização no trânsito. “Nas últimas semanas temos intensificado o trabalho de educação com os motoristas, através de faixas, posts e vídeos nas redes sociais, e agora demos início ao Maio Amarelo, com mais ações que seguem nesse sentido.”

De acordo com dados do sistema Infosiga do Governo do Estado de São Paulo, em janeiro e fevereiro de 2021 foram registrados 346 acidentes em vias municipais e em rodovias que cortam a cidade, com 15 óbitos. Em todo o ano passado, foram 2.093 acidentes com vítimas não fatais e 60 com vítimas fatais.

Os radares instalados no município tem por objetivo a proteção à vida e farão a fiscalização de excesso de velocidade, conversão proibida, avanço de semáforo e proibição de trânsito de veículos pesados. Os pontos de instalação foram escolhidos após estudos técnicos, que levam em consideração principalmente o volume de tráfego e maior número de registro de acidentes nos locais.

Após os 12 radares da fase 1, outros também entrarão em funcionamento nos meses seguintes, até chegar a 59 pontos em setembro, completando cinco fases. Além das faixas indicando o início da operação, todos os locais estarão devidamente sinalizados para orientar o motorista.

Atualmente, Jundiaí possui uma frota de 337 mil veículos (78% de automóveis, 16% de motos, 5% de caminhões e 1% de ônibus) e uma população de 423 mil pessoas.