ITUPEVA

Cão Max passa por treinamento para trabalhar com a GCM nas ruas de Itupeva

Com o objetivo de aperfeiçoar o trabalho do Canil da Guarda Civil Municipal, o cão Max, da raça Bloodhound, conhecido no Brasil ‘como cão-de-santo-Humberto’, tem passado por constante treinamento em Itupeva.

Max está com 5 anos e já é famoso no Brasil. O cão se destacou por auxiliar a localização de pessoas desaparecidas em diversos municípios, como Mongaguá, Alumínio, Araçariguama e, recentemente, em Arthur Nogueira, bem como em cidades do estado de Minas Gerais e outras localidades.

Além disso, foi homenageado na Assembleia Legislativa de São Paulo e no Conselho Municipal de Segurança na cidade de Andradina.

O subinspetor do Canil, Reinaldo Saraiva, ressaltou que esse trabalho desenvolvido pelo Max é fruto de uma atuação conjunta de todos os guardas do Canil. “Esse ofício será por toda vida do animal e, quando atingimos o êxito e uma pessoa é encontrada, representa um orgulho para nossa corporação e sensação que estamos no caminho certo”, comenta.

Semanalmente, o treinamento do Max é feito em diferentes ambientes, a fim de familiarizar o animal com possíveis ocorrências em lugares variados. “O treinamento consiste em aperfeiçoar técnicas da equipe, pois na realidade o animal entende este momento como uma verdadeira brincadeira. Durante a atividade, seu olfato é estimulado, assim como a parte física. São aspectos necessários para a rotina e realização de um bom trabalho, durante uma operação policial”, explica.

Entre crianças, jovens e adultos, Max é uma verdadeira estrela na cidade. “Onde passamos com ele, essa demonstração de carinho é evidente, sendo motivo de orgulho para a GCM”, complementa.

Saiba mais – Além do Max, a GCM conta com mais 6 cães, utilizados diariamente no combate ao tráfico de drogas e localização de armas e munições.

A GCM atua 24 horas e está à disposição da população pelos seguintes telefones: 153 e (11) 4591-1210. A sede da corporação fica na avenida Emancipadores do Município, 141, no Centro.