Banco de Leite de Jundiaí necessita de doações

A pandemia do Coronavírus também afetou o Banco de Leite Humano de Jundiaí, que está em alerta por conta da queda no número de mães doadoras.

A quantidade de leite estocado na unidade é preocupante. Além da diminuição no número de doadoras, a demanda por leite aumentou nas UTIs neonatais. De acordo com informações do Banco de Leite, somente metade dos bebês internados em UTIs neonatais está sendo atendida pela falta de leite.

A unidade atende uma média de 20 bebês, porém está conseguindo atender apenas 10 crianças. O pedido do Banco de Leite é para que as mulheres continuem doando para não comprometer ainda mais o estoque de leite da unidade. A recomendação no momento é para as mães que apresentem algum sintoma gripal ou infectada pelo coronavírus para que façam uma pausa na doação de pelo menos 15 dias.

Neste momento de pandemia, o leite materno é fundamental para a saúde do bebê e ajuda a criar imunidade. No Banco de Leite de Jundiaí cerca de 8.600 doadoras estão cadastradas. Só no mês passado foram cerca de 650 atendimentos.

Para as mães de Jundiaí interessadas em doar leite ou que estão com dificuldades na amamentação, podem ligar no telefone: 08000 178 155.