Igualdade Racial discute sobre futuras parcerias e conferência regional

A Assessoria de Políticas para Igualdade Racial realizou uma reunião com a participação do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (CPDCN), vinculado ao Governo do Estado, e com o Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (CMPDCN), ligado ao município. O objetivo do encontro, ocorrido na manhã desta terça-feira (14) no Paço Municipal, foi discutir pautas de interesse conjunto, para futuras políticas públicas voltadas à comunidade negra.

O gestor da Casa Civil, Gustavo Maryssael, destacou a importância dessa aproximação. “O poder público precisa estar atento e trabalhar lado a lado com os conselhos municipais e estaduais, para assim fazer avançar pautas relevantes para nossa sociedade”, disse.

Para o diretor do Departamento de Apoio aos Conselhos e Entidades, Luís Augusto Zambon, a possibilidade de parcerias é muito importante para o município. “Jundiaí tem hoje 33 conselhos municipais e aproximadamente 1,8 mil conselheiros, o que mostra a representatividade desses órgãos.”

O assessor de Políticas para Igualdade Racial, Jensen Adalberto Chiesa da Silva, lembrou que um dos pontos abordados pelo encontro dos conselhos foi a possibilidade de realização de uma futura conferência regional voltada para a comunidade negra, alinhada à estadual e mesmo à nacional.

“É importante para nós estar aqui fazendo diferentes discussões, como, por exemplo, a que envolve a inserção do negro no mercado de trabalho”, disse, durante a reunião, o presidente do CPDCN, Gil Marcos Clarindo dos Santos. “O encontro com o conselho estadual é muito importante, pois temos um objetivo em comum: compreender os anseios da comunidade negra”, declarou a presidente do CMPDCN, Maria Elizabete da Silva.