Prefeitura de Itupeva promove bate-papo com idosos sobre riscos no trânsito

A Prefeitura de Itupeva, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente promoveu, na manhã desta quarta-feira (22), uma ação no Centro de Convivência do Idoso (CCI), em alusão à Semana Nacional do Trânsito (de 18 a 25 de setembro).

Na prática, os agentes de trânsito (Edivan, Emerson e Rosinha) – acompanhados do assessor especializado José Antônio Nantes – foram responsáveis por desenvolver um bate-papo com os idosos, reforçando o tema ‘Ver e Ser Visto’, detalhando a importância do contato visual ao atravessar ruas e avenidas, de buscar sempre a faixa de pedestre ao fazer a travessia, utilizar calçado adequado e caminhar pela calçada.

“Esse tipo de conversa é necessário para reforçarmos o quanto é fundamental prezar pela segurança de modo geral, sobretudo do pedestre, que é a parte mais frágil do trânsito”, destacam os agentes de trânsito.

Outro objetivo deste encontro foi alertar este público, considerando que muitos têm algumas limitações ou dificuldades de locomoção. “Por isso, é tão importante debatermos sobre este assunto”, explicaram.

Após o bate-papo, os agentes de trânsito acompanharam os idosos no entorno do quarteirão onde fica o CCI. “Nesta caminhada mostramos na prática os cuidados necessários ao transitar pelas ruas, principalmente nos pontos em que as calçadas apresentam alguns obstáculos, obrigando-os a transitarem no leito viário, que requer maior atenção”, comentaram os agentes de trânsito.

A secretária de Desenvolvimento Municipal, Aline Alves, afirmou que o encontro de hoje foi extremamente importante. “É sempre bom debater esse assunto com os idosos, que por conta da idade têm as suas limitações de locomoção e precisam estar sempre atentos. Além disso, é fundamental tratarmos este tema com a população, para que haja conscientização e respeito com este público”, disse.

Representando os idosos que participaram desta ação, Roberto de Lima, de 64 anos, que frequenta o CCI há dois anos, aprovou a iniciativa da Prefeitura. “Afinal, esse encontro ampliou nosso conhecimento sobre o trânsito e, principalmente, os cuidados que temos que adotar ao sair de casa e transitar pelas vias da cidade com mais segurança”, salientou.

Com informações da Prefeitura de Itupeva