Crianças de 8 a 12 anos participam do Projeto Paper Circuit no Fab Lab

O Fab Lab, o laboratório de fabricação de digital de Jundiaí, resultado de um convênio entre a Escola Inovadora, programa da Unidade de Gestão de Educação e o Sesi/SP, promove o Projeto Paper Circuit, com a vivência de programação em blocos para acender LEDs com Arduino, conceitos de eletrônica e oficina maker com a criação de um projeto utilizando circuito feito com papel alumínio, LEDs e bateria. 

Maria Clara Barreto, 9 anos, é aluna da EMEB Marcos Gasparian, mas ainda não conhecia o Fab Lab. Em sua primeira visita ao laboratório, ela aprendeu a fazer o projeto utilizando circuito para acender lâmpadas de LED em um protótipo feito de papelão e que, para ela, se parecem com um ‘monstrinho’. “Eu adorei aqui (Fab Lab). É um lugar onde dá para fazer coisas bem legais utilizando tecnologia. Hoje aprendemos a fazer esses ‘monstrinhos’ de papelão, que acendem os olhos. Usamos LED, fio, papel alumínio e fita isolante. Foi bem legal. O meu monstrinho já tem até nome, será Jonathan”.

Realizada no período de recesso escolar das escolas da rede municipal de ensino e de escolas privadas, a oficina tem o objetivo de oferecer uma atividade que promova o contato com a tecnologia para as crianças de Jundiaí. 

Oficina de robotica da Fab Lab. Foto: Divulgação
Oficina de robótica da Fab Lab. Foto: Divulgação

Ana Maria Apolinário levou a filha Maria Eduarda Apolinário da Silva, 9 anos, para a oficina e aprovou a atividade. “Soube pelo grupo da escola em que ela estuda e ela gostou da ideia. É uma ótima opção para tirá-la da tela do celular e para colocar em contato com  uma nova atividade, principalmente aqui que é voltado para a tecnologia, uma habilidade que será um diferencial no seu futuro profissional”, afirmou a mãe. 

A oficina gratuita é promovida pelo Sesi, em parceria com a Unidade de Educação e será realizada no sábado (16). “Serão duas turmas e a segunda, das 10h30 às 12h30 ainda está com vagas abertas, os interessados podem fazer a inscrição pelo site”, explica a Faber Bruna Andrea Trovo.

“O Fab Lab é um espaço para os estudantes da rede municipal, mas também para as crianças e adultos de Jundiaí. Atividades extras como essas são ótimas oportunidades para que as pessoas possam aproveitar para conhecer esse espaço tecnológico que a Escola Inovadora e o Sesi oferecem para a cidade”, lembra a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques. 

Com informações da Prefeitura de Jundiaí

%d blogueiros gostam disto: