Pai e filho são pentacampeões mundiais de jiu jitsu

Júlio e Júlinho, pai e filho, conquistaram o quinto título mundial de Jiu Jitsu pela Confederação Brasileira de Jiu Jitsu Esportivo (CBJE). O feito aconteceu neste último final de semana, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, que reuniu lutadores de diversos estados do país e da América do Sul.

Júlio César Vidal Martins, 37 anos, se tornou pentacampeão mundial (o quarto título consecutivo) pela categoria máster, na faixa marrom – o último nesse grau antes de pegar a tão sonhada faixa preta, em dezembro.

Já Júlio César Suzigan Martins, tem apenas 14 anos, e comemorou seu quinto mundial pela CBJE na categoria infanto juvenil B até 69 kg, na faixa laranja. Julinho também troca de faixa neste final de ano, e receberá a verde, na cerimônia de gradução que acontece dia 12 de dezembro, no Centro do Trabalhador, em Louveira.

O pai, que é guarda municipal há 10 anos no Canil da GM de Jundiaí, destaca o talento e a dedicação do filho nos treinos. “Não é facil para uma criança ou adolescente deixar de fazer o que os seus amigos fazem (tomar refrigerante, comer lanches, doces etc) para focar no seu objetivo. Eu tenho muito orgulho dele porque sei que não é facil”, diz o pai.


Júlio César, Jiu Jitsu. (Foto: Divulgação)
Julio comemora a vitória pela categoria máster, na faixa marrom. (Foto: Divulgação)

Quem acompanha os treinos do pai e filho na acadêmia Keisei, em Jundiaí, como o professor Filippi Mattos, percebe que Júlinho tem uma grande influência do pai, mas treina pesado porque realmente o garoto gosta do jiu jitsu. Atualmente, Julinho está no 9º ano do Ensino Fundamental e antes de trocar de faixa tem mais duas competições: Em São Paulo, no dia 4, em competição de jiu jitsu sem kimono, e no dia 11, no Rio de Janeiro.

“No próximo ano, o Júlinho vai defender os títulos que conquistou e buscar o quarto título mundial no Pan Kids da IBJJF (Confederação Brasileira Internacional de Jiu Jitsu), nos Estados Unidos”, diz o pai, que passará a competir na faixa preta. “É uma nova fase, onde o nível é altíssimo”, destaca.

Apoio

Julinho, Jiu Jitsu. (Foto: Divulgação)
Julinho tem apenas 14 anos e cinco títulos mundiais. (Foto: Divulgação)

Moradores de Campo Limpo Paulista, Júlio e Júlinho treinam na acadêmia Keisei, em Jundiaí, e também com o professor Pitico, na escola pública de jiu jitsu da cidade onde moram.

Júlinho possui alguns patrocinadores que o ajudam com as despesas para as competições, mas o pai lamenta não ter apoio das cidades de onde moram ou treinam. “Só gostaria de destacar uma coisa, é muito triste ele não ser reconhecido por nenhuma cidade, nem a cidade que ele mora e nem a cidade que ele treina. Não são sete meses que ele treina e compete, mas quase sete anos. Ele tem mais de 130 títulos neste período”, diz Júlio.

Atualmente Julinho conta com o apoio do Colegio Cosmos, Sheep Suplementos, Official Time, Crossfit RK, Kimonos Crash, Belas Aves, Construtora Tavares, Drogaria Kairos e Nutricionista Willian Fernando.

%d blogueiros gostam disto: