Prefeitos reclamam do transporte coletivo intermunicipal
O Governo do Estado promoveu na tarde desta sexta-feira (21) audiência pública para apresentar as propostas de melhorias na recém-criada Região Metropolitana de Jundiaí. Os prefeitos de Cabreúva, Antônio Carlos Mangini, e de Jarinu, Débora Prado, enfatizaram que um dos maiores problemas dos moradores é o transporte coletivo intermunicipal, com a população descontente com os serviços prestados.
Desde o ex-prefeito Henrique Martin, Cabreúva sofre com a qualidade dos serviços para os moradores que precisam se deslocar a trabalho ou estudos fora da cidade.
Henrique Martin chegou a denunciar a Rápido Luxo Campinas várias vezes para a Agência Reguladora de Transportes (Artesp).
O atual prefeito de Cabreúva, Antônio Carlos Mangini, disse que também está recebendo muitas queixas da população.
Concessão
A prefeita de Jarinu, Débora Prado, disse que ficou feliz em participar da reunião e da criação da Região Metropolitana, porque talvez as soluções sejam mais rápidas.
Ela destacou que Jarinu não tem novas moradias populares há 30 anos e existem seis mil pessoas de baixa renda que precisam de mais atenção. Porém, no transporte coletivo os serviços deixam a desejar e os problemas são muitos.
Débora disse que as concessões precisam ser rediscutidas, porque os usuários ficam descobertos e os prefeitos não são atendidos pelo Estado.
Ela destacou ainda que Jarinu precisa pavimentar 650 quilômetros de vias e precisa de recursos e de ajuda do Governo.
O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado abriu a reunião, mas teve de ir para São Paulo para tratar de outros compromissos do município.
O prefeito de Campo Limpo Paulista, Luiz Braz, não pode comparecer e enviou Neive Nogueira, do Meio Ambiente, que enfatizou que o maior problema do município no momento é o abastecimento de água e cobrou mais investimentos da Sabesp. A cidade de Louveira também destacou sobre problemas no abastecimento de água.
Todos os prefeitos concordaram que a Saúde precisa de melhorias.
A prefeita Débora comentou que Jundiaí se tornando região Metropolitana, será mais fácil de trabalhar já que os problemas comuns podem ser resolvidos com mais rapidez, sem depender de Campinas.
O deputado estadual Alexandre Pereira, mereceu elogios do prefeito Luiz Fernando Machado, por ter lutado pela criação da região Metropolitana de Jundiaí na Assembleia Legislativa.