JORNAL DA REGIÃO

JUNDIAÍ E REGIÃO

Jundiaí tem saldo positivo de quase 9,5 mil empregos em 2021

Jundiaí criou 9.488 mil vagas com carteira assinada em 2021, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados nesta segunda-feira (31) pelo Ministério do Trabalho e Previdência. O número é a diferença entre 91.320 admissões e de 81.832 desligamentos registrados durante todo o ano – o indicador considera apenas os trabalhadores com carteira assinada, ou seja, não inclui os informais.

O desempenho anual foi puxado pelo setor de serviços, com a criação de 5.875 postos formais em 2021 (51.049 admissões e 45.174 demissões), seguido pela indústria, que abriu 2.051 vagas (15.233 admissões e 13.182 desligamentos). Já o comércio gerou 1.049 vagas no ano (19.733 admitidos e 18.684 desligamentos), enquanto houve um saldo de 514 na construção civil (5.259 admitidos e 4.745 desligamentos) no geral.

Em comparação ao ano de 2020, Jundiaí apresentou números positivos e uma recuperação no número de contratações. O ano de 2020, terminou com saldo negativo no total: foram menos 2.215 vagas com carteira assinada, número de diferença entre 68.767 admissões e 70.982 demissões.

“Nosso papel como governo é criar um ambiente favorável para investimentos que gerem trabalho e renda para a população. Além da oferta de um ecossistema inovador de estímulo aos investimentos, trabalhamos dialogando constantemente com os setores e conectando as pessoas ao mercado de trabalho, por meio de ferramentas como o portal Jundiaí Empreendedora e o espaço físico que iremos inaugurar em breve e a oferta de capacitações. Cidade boa é cidade que tem emprego”, explica o prefeito Luiz Fernando Machado.

Segundo Cristiano Lopes, gestor da Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), o resultado positivo no ano reflete os esforços da administração para criar um ambiente favorável aos negócios em Jundiaí, com a chegada de novas empresas à cidade. Para ele, o portal Jundiaí Empreendedora – nesta segunda-feira mais de 1.354 vagas de empregos estão disponíveis – tem tido uma média excelente de vagas de emprego e vem se destacando desde que foi criado em maio.

“O portal Jundiaí Empreendedora tem se mostrado uma ferramenta importante nesta construção e vem cumprindo seu papel de conectar as pessoas através do mundo digital. O diálogo com os empresários e comerciantes para criar um vínculo para geração de emprego é permanente. O espaço físico que será inaugurado em fevereiro será um passo além, já que será um ambiente de fácil acesso e que sem dúvida somará ainda mais nos nossos esforços para levar mais renda e oportunidade para todos”, explica.

Os dados divulgados nesta segunda-feira, mostram que os números do mês de dezembro quebraram a sequência de onze meses consecutivos de saldo positivo na cidade. O resultado de dezembro ficou negativo em 1.301 vagas de postos, fruto de 6.273 admissões e 7.574 desligamentos. O mês de dezembro, tradicionalmente, fecha mais vagas do que abre, por causa das contratações temporárias para o Natal e o Ano Novo.

%d blogueiros gostam disto: