quinta-feira, 4, junho, 2026, 05:04
CAMPO LIMPO PAULISTA

EMEI Monteiro Lobato ficará fechada para reformas e alunos serão transferidos temporariamente

A Prefeitura de Campo Limpo Paulista enviou, nesta sexta-feira (06), orientação aos pais de alunos da EMEI Monteiro Lobato, em Botujuru. O objetivo foi o de explicar a atual situação da unidade escolar: após relatórios técnicos e avaliações da Secretaria Municipal de Obras, o prédio que foi reformado há menos de cinco anos, terá de passar por novas reformas estruturais e ficará fechado para as aulas.

Alguns pais entraram em contato com o “Jornal da Região” sobre essa questão. “As aulas serão suspensas até agosto na unidade, ou até depois, dependendo de quando terminará a reforma, e nisso as crianças ficaram em casa tendo aulas online. Porém não pediram a opinião dos pais e disseram que não teria um lugar pra continuar as aulas, que coubesse as 150 que estudam no Monteiro. Mas para nós, pais, fica complicado pois estamos trabalhando e não temos como deixar as crianças em casa, ou ter acesso às aulas on-line, sem contar que muitos pagam baba com um valor baixo por algumas horas e não tem condições de pagar o dia integral”, explicou Maria Silva, mãe de estudante da unidade.

A prefeitura informou que o prefeito Dr. Luiz Braz interviu e, com o objetivo de não prejudicar o desempenho escolar e, muito menos, a rotina dos pais que precisam trabalhar, propôs que as 265 crianças sejam redirecionadas para um outro prédio, na região central da cidade. “Vamos garantir todo o suporte necessário durante este período, inclusive, transporte escolar. Os pais podem ficar despreocupados”, reforça.

Além disso, quem preferir, vai ter a opção de manter as aulas em formato online. “Claro que tudo será feito em comum acordo com os pais”, diz. Após o término da obra, os alunos retornarão para uma escola nova e com segurança.

A Secretaria de Educação instalou diversas frentes de obras nas escolas do município, desde o ano passado. A falta de manutenção e obras mal executadas agravaram a situação de alguns prédios, mas com fiscalização constante, tudo está sendo resolvido. “Alguns prédios precisavam de reformas maiores, como é o caso da Monteiro Lobato”, diz Vinícius.

Gestão transparente
A notícia está sendo enviada pela direção da escola e pelas professoras aos pais, que podem tirar suas dúvidas diretamente na EMEI Monteiro Lobato. A escolha por um prédio na região central se deu após a Secretaria de Educação não ter conseguido nenhuma instalação em Botujuru, que fosse adequada.

Para a diretora Edilene da Silva Martins, a situação foi resolvida da melhor forma possível e toda a escola está empenhada nesta mudança de prédio.“As nossas crianças não podem ter prejuízos pedagógicos. Assim, a Prefeitura está mantendo o compromisso de oferecer um ambiente saudável de aprendizado e tranquilidade às famílias”, completa.