JUNDIAÍ

OAB Jundiaí leva palestras a estudantes sobre tecnologia, bullying e violência

A OAB Jundiaí realizou esta semana a primeira reunião de trabalho do projeto “OAB vai à Escola”, na Escola Estadual Dr. Antenor Soares Gandra. O objetivo é organizar e dar início a uma série de palestras em escolas públicas e privadas de Jundiaí e região, levando aos alunos conhecimentos sobre Direitos Humanos, bullying, uso responsável da tecnologia, violência contra a mulher e violência no ambiente escolar, entre outros temas.

Este ano, as palestras deverão ser realizadas até 19 de setembro e irão envolver mais de 4,4 mil alunos (veja lista das escolas participantes abaixo). No total, o projeto tem duração de 3 anos. Os palestrantes serão advogados e advogadas da Comissão OAB vai à Escola da OAB Jundiaí, que irão atuar de forma voluntária.

Na reunião, o presidente da 33ª Subseção da OAB – Jundiaí, Gustavo Ungaro, ressaltou a importância do projeto na construção da cidadania. “Compartilhando experiências com os estudantes, vamos propiciar um ambiente de mais conscientização e estimular o diálogo”, afirmou. Também estiveram presentes à reunião o Secretário Geral da OAB Jundiaí, Daniel Martinelli, além de conselheiros, presidentes de comissões da OAB e a Conselheira Tutelar Helena Santos.

Para a professora e advogada Lucia Helena de A. Gomes, presidente da Comissão OAB vai à Escola, esta é uma forma da sociedade civil – no caso, a OAB – contribuir com a Educação. “A própria escola é que irá escolher os temas a serem apresentados”, explica.

O projeto
O projeto OAB vai à Escola teve início em 1993 com o advogado Nelson Alexandre da Silva Filho, da OAB/SP, e resultou em uma parceria com o Governo do Estado de São Paulo, expandindo-se para demais municípios.
Em Jundiaí, os próximos passos serão um encontro no dia 11 de agosto, agendado pela Dirigente de Ensino profa. Valdete de Mello, para apresentar o projeto às gestoras das escolas de Jundiaí e região, e em seguida será iniciado o ciclo de palestras.

Escolas participantes:

SESI
EE DR. ANTENOR SOARES GANDRA – JUNDIAÍ
EE MANOEL JOSÉ DA FONSECA – ITUPEVA
EE PROFª JOCENY VILLELA CURADO- JUNDIAÍ
SESI SÃO CAMILO – JUNDIAÍ
EE VICTOR GERALDO SIMONSEN – CAMPO LIMPO PAULISTA
EE MARCOS ALEXANDRE SODRÉ – VÁRZEA PAULISTA
EE PROFª ANA MARIA PAGIOSSI – VÁRZEA PAULISTA
EE PROFº ADIB MIGUEL HADDAD