Jundiaí vira cenário para produção cinematográfica sobre imigração italiana

Diferentes bairros de Jundiaí e região serão transformados em cenário para a produção “Onde há vida, há esperança”, do brasileiro Rodrigo Rodrigues, que retratará a imigração italiana no Brasil.

A partir de agosto, a gravação do filme, que tem apoio da Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí, trará à cidade atores renomados como Luciano Szafir, que atuou em diversas novelas brasileiras, Leandro Firmino e Alexandre Rodrigues, protagonistas de “Cidade de Deus”, Christianne Oliveira, atualmente no seriado inglês “The Great”, Gustavo Novaes e Daniel Bauerfeldt, de “Pé na Cova”, entre outros.

A gravação do filme terá participação de figurantes da cidade e as pessoas interessadas podem enviar uma foto (profissional e ou caseira), com o contato de telefone para cast.filmeitaliano@gmail.com.

O filme se passa na Itália, em 1886, quando milhões de italianos emigraram para o Brasil, deixando suas famílias para trás. É inspirado na história de Santo Cereser (Marlon Blue), um jovem agricultor que chegou ao Brasil depois de perder quase tudo o que possuía na Itália. “A história dele é mágica e chama muito a atenção”, afirma Rodrigo.

A escolha por Jundiaí como cenário não foi à toa. Rodrigo é nascido em São Paulo, mas cresceu entre Jundiaí e Itupeva, onde ainda tem parentes. Além do amor de diretor pelo município jundiaiense, o fato de a cidade ser apontada como uma das maiores colônias italianas do Brasil também contribuiu para a escolha como cenário das filmagens.

As cenas testes de “Onde há vida, há esperança” foram gravadas no centro histórico de Paraty e também servirão de cenário Vassouras e Valença, no Estado Rio de Janeiro e a lavoura de café da Fazenda São Joaquim, em São Sebastião da Bela Vista.

Em Jundiaí, além de figurantes, a produção está buscando apoio de empresas que poderão contribuir com o filme e como contrapartida terão suas marcas divulgadas de acordo com as regras vigentes. Segundo Rodrigo, o filme “Onde há vida, há esperança” já conta com o patrocínio da Cereser e Castelo Alimentos.

A produção também busca a doação de produtos de diferentes tipos: escritório/papelaria, farmácia, alimentação, entre outros. Interessados podem entrar em contato com assist.filmeitaliano@gmail.com

Quem é Rodrigo
Rodrigo começou estudando teatro ainda criança. Frequentou a Escola de Arte Dramática de Jundiaí e o Teatro Escola Claudio Mello, depois seguiu para São Paulo. Ao longo de sua carreira já atuou e produziu mais de 50 peças.

Em 2000 fez a primeira viagem para a Irlanda, onde morou até 2012, e lá iniciou a carreira internacional. Atualmente morando em Londres, divide-se entre a Europa e o Brasil. Em 2019 lançou “Goitaca”, que tem no elenco Luciano Szafir, Lady Francisco, Leandro Firmino e Christianne Oliveira, que foi premiada como melhor atriz coadjuvante, no papel de Camapuã, no London IFF 2021.

Durante esta premiação, “Goitaca” recebeu outras nomeações: Escolha do Júri; Melhor Cinematografia; Melhor Efeitos Visuais (muitos deles obra do próprio Rodrigo).

%d blogueiros gostam disto: