Itatiba recebe campanha de cadastro para doação de medula óssea

A Prefeitura de Itatiba é apoiadora do evento Rotary em Ação, que realiza neste sábado (06) a campanha para cadastro de voluntários para doação de medula óssea, no Ambulatório Central de Especialidades (ACE), conhecido como SUS. A ação também ocorre na sede Tiro de Guerra (TG) 02-070, ambos localizados na Av. Marcos Dian, no Jardim De Lucca.

Na Campanha de Medula Óssea podem se cadastrar pessoas com idade entre 18 e 35 anos. O cadastro, realizado em parceria com o Hemocentro da Unicamp, envolve a coleta de uma amostra de sangue e não é preciso estar em jejum. Interessados devem comparecer das 9h às 15h.

“Sabemos da importância desta ação e incentivamos este público a comparecer, pois cadastrar-se como doador é muito fácil e fundamental para salvar vidas.

O transplante de medula óssea é a única esperança de cura para muitas doenças do sangue, mas para que seja possível precisa ter compatibilidade. A estatística é de uma compatibilidade a cada cem mil pacientes. Então, quanto maior for o número de doadores, maiores serão as probabilidades de compatibilidade entre as pessoas”, incentiva o prefeito de Itatiba, Thomás Capeletto de Oliveira.

Para incentivar a doação, a Prefeitura promoveu duas palestras entre servidores nos últimos dias – uma no auditório do Centro Administrativo “Prefeito Ettore Consoline” e outra no plenário Abilio Monte, na Câmara Municipal de Itatiba, parceira na ação. Ambas foram conduzidas pelo professor e voluntário na causa, Eduardo Cintra.

Banco de dados
O cadastro é a primeira etapa de uma doação de medula óssea. Quando alguém precisa de doador, é acionado o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), que é o terceiro maior banco de doadores de medula óssea do mundo, também vinculado a outros bancos internacionais.

Neste banco ficam registradas informações como nome, endereço e dados sobre o perfil genético de cada voluntário, que são obtidos a partir de um exame de sangue – realizado pelo Hemocentro da Unicamp nesta campanha que acontecerá em Itatiba. Cabe ao Redome identificar no banco de dados doadores compatíveis e acioná-los para que a doação seja efetivada.

Atendimentos gratuitos
O evento deste sábado é uma realização do Rotary Club de Itatiba, da Associação das Senhoras dos Rotarianos de Itatiba e do Interact Club de Itatiba e contará com diversos atendimentos gratuitos. Dentre eles, exame de vista, vacinação, emissão de Cartão SUS, orientação alimentar, de saúde bucal, testagem de diabetes, hipertensão e hepatite C, entre outros.

%d blogueiros gostam disto: