Saúde inicia na segunda a super vacinação de crianças e adolescentes

O Governo de SP começa nesta segunda-feira (8) a Campanha de Multivacinação e contra a Poliomielite. Crianças e adolescentes de até 15 anos podem atualizar a caderneta da vacinação e os pequenos, de até 5 anos, podem tomar a vacina contra a pólio. A ação segue até 9 de setembro e, em todo o Estado, serão 4.470 postos de vacinação. As estratégias são definidas pelos municípios.

A campanha contempla a vacina BCG, contra a tuberculose, imunizantes contra as hepatites A e B, poliomielite e rotavírus, a pentavalente – contra difteria, tétano, coqueluche, hebatite B e doenças invasivas causadas pelo hemófilo b – e também doses contra caxumba, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela e HPV.

SP conta com 9,1 milhão de crianças e adolescentes nesta faixa etária e os responsáveis devem levá-los aos postos de vacinação com a caderneta para que se confira se a imunização está em dia. Estão envolvidos na ação mais de 21 mil profissionais da Saúde;

“O programa de vacinação de SP é um dos mais antigos do País e segue utilizando, há mais de 50 anos, vacinas seguras. É muito importante que os pais levem seus filhos pois para muitas destas doenças, a vacinação é a única forma de prevenção”, explica a diretora de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde, Núbia de Araújo.

Ela destaca ainda que, devido a pandemia, algumas crianças acabaram não se imunizando adequadamente. “Essa é a oportunidade, por exemplo, para que adolescentes que não tomaram a vacina contra meningite dentro do prazo correto possam fazê-lo agora”, orienta.

Para os pequenos, entre 1 e 4 anos, também é importante tomar a dose adicional contra a poliomielite, para evitar o risco de reintrodução da doença, que não registra um caso no Estado há mais de 30 anos.

Dia D
No sábado, dia 20 de agosto, os postos de todos os municípios estarão abertos no Dia D de Vacinação, uma oportunidade a mais para que os pequenos sejam imunizados.

“É fundamental que os pais levem seus filhos para a vacinação, pois é um cuidado a mais que se tem para mantê-los saudáveis” avalia o Secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn.

 

Duas UBSs ficam abertas para vacinação neste sábado (06)

 

%d blogueiros gostam disto: