ITATIBA

Reunião de Defesa Civil reúne em Itatiba 14 municípios da RMC

O auditório do Centro Administrativo Prefeito Ettore Consoline, sede da Prefeitura de Itatiba, recebeu na manhã desta quarta-feira (17/08), reunião ordinária da Câmara Temática de Defesa Civil da Região Metropolitana de Campinas (RMC), coordenada pela Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp).

Essa é a quarta reunião do ano entre o grupo e, dos 20 municípios integrantes, 14 marcaram presença: além de Itatiba, compareceram Campinas, Americana, Artur Nogueira, Cosmópolis, Holambra, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara D’Oeste, Santo Antônio de Posse, Valinhos, Vinhedo e Morungaba.

A abertura foi feita pelo prefeito Thomás Capeletto de Oliveira, ao lado do vice-prefeito e secretário de Ação Social, Trabalho e Renda, Mauro Delforno, e do secretário de Governo, Antonio de Carvalho, e contou com a presença do capitão Vagner Martins, diretor da Divisão de Gestão de Risco da Defesa Civil do Estado de São Paulo; Sidnei Furtado, coordenador regional da Defesa Civil – que mediou o encontro – e de Leila Recaman Cavallaro, coordenadora da Defesa Civil de Itatiba. Todos os participantes foram recepcionados pela labradora Gaia, da Defesa Civil de Itatiba, único município da RMC que tem um canil de busca.

Operação Estiagem
A reunião apresentou números da Operação Estiagem: foram 2.027 alertas enviados em 2021 contra 683 em 2022; 1.231 comunicados preliminares de ocorrências no ano anterior contra 660 neste ano. “São números muito bons, que indicam que estamos tendo ações mais assertivas, menos incêndios, menos chamados e mais alerta emitidos. Indica que estamos seguindo o caminho certo. A gente se reúne para compartilhar as boas práticas e firmar a nossa parceria com o cidadão, que é nossa principal ferramenta, através da conscientização”, comentou o capitão Vagner.

A Operação Estiagem segue até outubro próximo. “O índice de umidade relativa do ar é menor e as ondas de frio são mais intensas; inclusive, neste final de semana temos prevista uma frente fria que pode ser o recorde de baixa temperatura”, alertou o capitão.

Força tarefa
O objetivo da Câmara Temática é integrar as Defesas Civis da Região e traçar ações para a resolução e prevenção de problemas na RMC. “Nesta reunião, em especial, foi apresentado mais um projeto, da força tarefa entre os 20 municípios, um conjunto de ações a ser firmado com os prefeitos para que haja uma integração no atendimento”, comentou a coordenadora Leila.

Também foi apresentado o Plano de Ação Nacional (PAN) para a Conservação dos Insetos Polinizadores Ameaçados de Extinção, para informar sobre as áreas de interesse com risco mais elevado de incêndios para preservação de abelhas – principalmente as mais de 300 espécies sem ferrão, mais vulneráveis -, borboletas e mariposas Sphingidae.