Itatiba contará com 14 novos integrantes da Guarda Municipal

A Prefeitura de Itatiba, através da Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão, contratou 14 novos integrantes para ampliar o efetivo da Guarda Municipal (GM), por meio de concurso público.

Na manhã desta segunda-feira (26/09) foi realizada a aula inaugural da formação dos novos GM’s. O evento foi na sede da corporação, a Base Central da Guarda Municipal GM Carlos José Marques Rossetti, instalada no Parque Ferraz Costa.

“É muito salutar ressaltar neste momento o que a Guarda Municipal representa para nossa população. Desde que assumimos o mandato, estamos fazendo um trabalho de fortalecimento cada vez maior da nossa GM e é importante seus integrantes estarem preparados para estar na rua e defender a sociedade”, incentivou o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira, que esteve presente na cerimônia.

“Muito bom ter um reforço no efetivo da Guarda Municipal. Com isso, aumenta ainda mais o patrulhamento e a sensação de segurança para o cidadão de Itatiba”, declarou o secretário de Segurança e Defesa do Cidadão, Luís Antonio Henrique Pereira. Participaram ainda desta cerimônia a comandante da GM de Itatiba, Jaqueline Bortolozzo, e o professor Fernando Perdão, representando a Escola Senai Luiz Scavone, parceira na ação.

Formação de GM

Os novos integrantes estão na fase da integração, recebendo as primeiras instruções da corporação. O curso de formação tem carga horária de 800h é obrigatório para todas as Guardas Municipais do Brasil, conforme padronização da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

“Hoje eles são GMs alunos e, ao se formarem, serão GMs Patrulheiros de 3a. Classe, receberão a farda e poderão atuar nos diversos setores”, esclareceu o secretário.

A grade de aulas do Senasp é ampla e inclui atividades físicas, que serão realizadas na Pista de Atletismo no parque. Outras aulas serão ministradas na própria sede e outras, através de uma parceria inédita com a GM, serão em salas de aula da Escola Senai Luiz Scavone, que fica ao lado do Parque Ferraz Costa.

Atuação diversificada

Em Itatiba, o guarda municipal tem diversas frentes de atuação. Há o patrulhamento preventivo, realizado com rondas convencionais e a ronda escolar – que, além de levar segurança com a presença nas escolas, tem ainda palestras educativas com colaboração da Secretaria da Educação.

Também integra a GM a Ronda Ostensiva Municipal (Romu), o Canil – que atua na busca de armas, munição e drogas, e é utilizado também, em conjunto, pela Polícia Militar e Polícia Civil, além de apresentar o Dog Show em eventos públicos.

Há ainda o Departamento de Monitoramento e Inteligências Integradas, o Setor de Administrativo e Corregedoria, o Patrulhamento Ostensivo com Moto (GPOM) e GM Ambiental e Rural, que atua especificamente na zona rural e com animais silvestres – e que está de viatura nova, vinda de investimento do governo do Estado de São Paulo. “O novo GM, depois do estágio, poderá atuar em qualquer uma dessas seções”, concluiu o secretário.

%d blogueiros gostam disto: