Jundiaí é finalista da Olimpíada Brasileira de Saúde de Meio Ambiente da FioCruz

Jundiaí irá representar a Região Sudeste na final nacional da 11ª edição da Olimpíada Brasileira de Saúde de Meio Ambiente (OBSMA) da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), graças à classificação do trabalho de alunos e professores do Colégio Ser!. A grande final será realizada no Rio de Janeiro e reunirá 36 trabalhos finalistas representando todas as regiões do País.

Ao todo, foram inscritos 799 trabalhos, de 273 escolas públicas e particulares do Brasil, reunindo mais de 13 mil alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, orientados por mais de 2.700 professores de diferentes disciplinas. A equipe finalista do Colégio Ser! é formada por 30 alunos do 1º aos 3º anos do Ensino Médio, orientados pelos professores Luccas Zillig (Biologia) e Renata Roveri (Redação e Gramática).

Foram três meses de reuniões semanais para alinhamento, organização e desenvolvimento do projeto. Os alunos, junto com os professores, decidiram fazer uma série de manifestos e representações artísticas sobre a indústria da moda e suas problemáticas na saúde, meio ambiente e sociedade, no formato de um livro interativo, batizado de “Fast Fashion – O Lado Feio da Moda”.

“Inscrevemos o projeto na categoria Produção de Texto e estamos muito felizes pela nossa conquista até aqui. Os manifestos foram escritos pelos alunos, que confeccionaram o livro em tecido, papelão e outros materiais que são utilizados na indústria da moda. O resultado ficou maravilhoso!”, comenta a professora Renata Roveri, explicando que a Olimpíada abrange três modalidades (projeto de texto, projeto audiovisual e projeto de ciências) e dentro de cada modalidade, duas categorias (ensino fundamental e ensino médio).

Todos os trabalhos inscritos passam pela etapa regional, na qual o melhor trabalho é escolhido para representar a região na fase nacional, que seleciona os melhores trabalhos do Brasil.

“Para nós é motivo de muito orgulho poder representar não só nossa cidade, mas toda a região Sudeste em uma competição nacional criada por um dos maiores institutos de pesquisa do Brasil. É o resultado de muito estudo, pesquisa e dedicação. Agora é torcer pela etapa nacional, lembrando que já estamos entre os seis melhores trabalhos do Brasil na nossa categoria”, explica Zillig, professor de Biologia do Colégio Ser! que por três anos consecutivos venceu essa mesma Olimpíada.

A final nacional deve acontecer no mês de outubro, na sede da FioCruz, no Rio de Janeiro, ainda em data a ser confirmada. Um pequeno grupo representando o Colégio Ser! irá até o Rio para participar do evento. Lá, uma comissão julgadora formada por profissionais de várias áreas das Ciências irá eleger qual o melhor trabalho.

%d blogueiros gostam disto: