FMJ e HU promovem simpósio sobre o Outubro Rosa

Os setores da Faculdade de Medicina de Jundiaí Coletivo Feminista Nise da Silveira, Departamento de Promoção Social do Diretório e a Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia estão organizando o Simpósio do Outubro Rosa nos dias 25, 26 e 27 de outubro com apoio da Faculdade de Medicina de Jundiaí e do Hospital Universitário.

O objetivo é multiplicar conhecimentos sobre o diagnóstico, o tratamento e a prevenção do Câncer de Mama. “Queremos dar voz às mulheres que, infelizmente, já vivenciaram o câncer de mama e, assim, poder mostrar aos ouvintes todos os desafios que elas acabam tendo que enfrentar a partir do diagnóstico, que vão desde a mudança na autoestima até mudanças na vida profissional”, Explica Laura Cortes, do 2º ano e membro do coletivo feminista.

O simpósio contará com duas rodas de conversa no primeiro dia, 25/10, às 15h e às 19h no anfiteatro Pedro Fávaro, Unidade 01 da FMJ na Vila Arens. A primeira terá a presença da Dra Juliana Francisco, mastologista e Mônica Gropelo que irão discertar sobre a influência do câncer de mama na vida delas para os funcionários da Faculdade de Medicina de Jundiaí. No segundo horário (19h), a Dra Ana Carolina Marchesini de Camargo e Nidia Ziviani também irão dividir com a população e os estudantes de medicina a experiência de viver o Câncer de Mama.

Já no dia 25, das 15h às 19h, acontece a oficina de cortes de cabelo com o Salão Mara Pinheiro. Todos podem participar desta doação basta agendar via planilha (https://docs.google.com/spreadsheets/d/1L4_IdaAyfVWu4ybfxd25eT98xcfOP3-8WpPsdyOozBY/edit). Os cabelos arrecadados serão doados ao Instituto Amor em Mechas, que confecciona peruca para as pacientes que passam pelo processo de quimioterapia. Durante todo mês de outubro, também receberemos a doação de lenços que serão destinados às pacientes do ambulatório Saúde da Mulher da Prefeitura Municipal de Jundiaí, que fica no Hospital Universitário (HU).

No dia 26, o Dr. João Bosco Ramos Borges dará uma aula sobre Câncer de Mama para estudantes de medicina para apresentar as atualizações no tratamento do câncer de mama. No dia 27, no Hospital Universitário acontece uma oficina destinada às pacientes diagnosticadas com câncer de mama do ambulatório de Saúde da Mulher. Profissionais de beleza irão oferecer serviços para estas pacientes.

Neste dia também acontece no auditório do HU uma roda de conversa sobre o assunto para os profissionais que trabalham no hospital.

%d blogueiros gostam disto: