Primeiro quarto da 2ª fase é entregue nesta quinta (03)

O primeiro quarto revitalizado na segunda fase do projeto “Acolha um Quarto, Conforte Vidas”, que visa a reforma dos 71 quartos do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), foi entregue na manhã desta quinta-feira, dia 03. O hospital vai completar 120 anos no final deste ano e as melhorias nos quartos e banheiros têm sido realizadas por meio da iniciativa privada e pessoas físicas. As obras foram retomadas em meados de agosto na unidade que fica na Enfermaria III e agora o quarto, que tem quatro leitos, está pronto para atender a população.

Com parceria e articulação da Rede Jundiaí de Cooperação, vinculada à Unidade de Governo e Finanças da Prefeitura de Jundiaí, o projeto foi lançado em março de 2019. Até o início da pandemia, em março de 2020, 33 quartos já haviam sido revitalizados. Com mais essa unidade, são 34 concluídos. Durante a pandemia os quartos com a nova infraestrutura foram essenciais para o conforto e bem-estar de mais de 5.800 pacientes que utilizaram o HSV para tratamento da covid-19. Passado o momento mais crítico da pandemia covid-19, o lançamento da segunda fase ocorreu no dia 1º de junho, no auditório do Centro das Indústrias (CIESP) Jundiaí, onde também foi realizada a prestação de contas à sociedade civil e empresários.

“Tanto as empresas como sociedade civil abraçaram totalmente a causa em prol da reforma dos quartos do Hospital São Vicente. Este apoio tem sido essencial para o sucesso do projeto, e demonstra a confiança em nossa gestão. Temos investido em deixar um legado para nossa cidade na área da saúde. Além da infraestrutura, são novos equipamentos, capacitação profissional, aumento de produtividade e atendimento humanizado. Tudo isso é um grande avanço, resultado da união de esforços para ofertar maior dignidade, respeito e qualidade em saúde à nossa população” diz o prefeito Luiz Fernando Machado.

“Atualmente o projeto conta com 57 quartos acolhidos, num investimento da ordem de R$ 6.700.000,00 viabilizados entre março de 2019 e agosto de 2022. Ainda temos mais 14 quartos para serem acolhidos, num total de R$ 1.356.000,00 em investimentos”, explica o superintendente do HSV Matheus Gomes. A revitalização de cada unidade contempla troca de portas, pisos, azulejos, revestimentos, pintura, cortinas, itens para banheiro, iluminação, mobiliário, ar-condicionado e kit leito (cama elétrica, régua multifuncional, poltrona de acompanhante, divisória e bandeja de refeição), além de pequenas intervenções estruturais necessárias por se tratar de um prédio centenário.

Segundo o superintendente, um dos principais desafios desta segunda fase do projeto, tem sido conciliar o fluxo de atendimento, que aumentou em 24%, com a realização das obras. “Aqui temos excelentes profissionais, tecnologia de ponta e assistência humanizada, fatores que elevam o nível de excelência do São Vicente e fazem com que os pacientes sejam encaminhados para nossa instituição. Por ser o hospital mais resolutivo entre as regiões de saúde paulista, nosso fluxo que já era intenso, aumentou”, relata.

As primeiras empresas a aderirem à iniciativa Roca, Dexco e Astra, além do grupo de arquitetas “Um tijolo por dia”, que desenvolveu todo o projeto.

Interessados em conhecer mais sobre o projeto podem entrar em contato com o Hospital São Vicente pelo e-mail: acolhaumquarto@hsvicente.org.br, ou pelo site: http://hsvicente.org.br/acolha-um-quarto-conforte-vidas e, também, com a Rede Jundiaí de Cooperação, no https://jundiai.sp.gov.br/redecooperacao ou 4589-8602.

%d blogueiros gostam disto: