Campo Limpo Paulista faz ações de combate ao câncer de próstata

O mês de novembro é um mês voltado à prevenção e ao diagnóstico contra o câncer de próstata. Por conta disso, a campanha Novembro Azul foi criada com o objetivo de alertar a todos os homens a respeito do câncer de próstata e da importância de um diagnóstico precoce da doença. Pensando nisso, a Prefeitura de Campo Limpo Paulista realizará ações de prevenção para toda a população masculina.

Durante todo o mês, serão realizadas solicitações de exames PSA (Antígeno Prostático Específico), exame que é coletado através de uma pequena amostra de sangue venoso (sangue com pouco oxigênio), onde é medida a quantidade da proteína prostática PSA, sendo possível a detecção de forma precoce do câncer de próstata.

Outro exame que estará disponível para a solicitação da população, será o de USG (ultrassonografia da próstata por via abdominal), sendo um diagnóstico não invasivo e indolor, onde é possível analisar completamente bexiga, próstata e vesículas seminais através de imagens que são produzidas em tempo real, possibilitando a detecção da doença.

Além desses exames, a Prefeitura realizará um processo de conscientização da população masculina sobre a doença, através de orientações em luminosos e em consultas de enfermagem, e também fará a troca das cores do Paço Municipal para azul. É recomendado que homens com mais de 50 anos procurem um especialista para a realização dos exames de prevenção.

Câncer de próstata, o que é?
Para quem não tem conhecimento, a próstata é uma glândula presente nos homens, que fica localizada na frente do reto, bem abaixo da bexiga que envolve a parte superior da uretra (canal por onde passa a urina). Sua principal função é produzir um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides. E o câncer de próstata se desenvolve quando células do órgão se multiplicam anormalmente, formando assim, um tumor.

%d blogueiros gostam disto: