sábado, 24, outubro, 2026, 18:09
CIDADESJUNDIAÍ

Buraco de grandes proporções se abre na Avenida Frederico Ozanam, na Ponte São João

Um buraco de grandes proporções surgiu na tarde deste sábado (24) na Avenida Frederico Ozanam, entre a Avenida São João e o Roldão Atacadista, no bairro Ponte São João, em Jundiaí.

Segundo a Prefeitura, as chuvas intensas ao longo do ano e o solapamento do terreno pelas águas dos rios Guapeva e Jundiaí comprometeram o local. Parte da terra da pista no sentido Várzea Paulista “sumiu”.

O secretário de Serviços Públicos, Jeferson Coimbra, acionou equipes de emergência para iniciar a recuperação do terreno. Engenheiros da Prefeitura avaliam a possibilidade de interditar a avenida.

avenida frederico ozanan copiar

O trecho da avenida Frederico Ozanan, onde surgiu o buraco e houve interdição de pista

Jeferson explicou que o caso é complexo, porque as máquinas da Prefeitura precisarão retirar todo o material para identificar o que foi comprometido sob o asfalto. Por isso, a interdição total da via não está descartada.

Ainda neste ano, as chuvas provocaram o rompimento de um emissário de esgoto do DAE na região do Jardim Fepasa, onde o órgão vem realizando manutenção.

Agentes de Trânsito da Prefeitura foram acionados na tarde deste sábado para sinalizar a via até que os engenheiros definam quais serão as intervenções. Os motoristas devem evitar a região e buscar rotas alternativas.

Buraco histórico

Na década de 1990, outro buraco de grandes proporções se abriu na Avenida Frederico Ozanam, na esquina com a Avenida São João. O trecho precisou ser interditado por uma semana para a troca do terreno. A cratera tinha cerca de 10 metros de diâmetro e ficava bem junto à ponte sobre o Rio Jundiaí.

O então secretário de Obras, Cleber Martho, e o prefeito Walmor Barbosa Martins mobilizaram construtoras e equipes da Prefeitura para recuperar o local, com compactação da terra e novo asfalto.

Na época os transtornos foram enormes com desvios para o Viaduto da Duratex.