APAE de Jundiaí orienta sobre atividades em casa

A partir desta semana, a APAE de Jundiaí está disponibilizando dicas de jogos e atividades pedagógicas para serem desenvolvidas em casa com todos os alunos e assistidos da instituição. De acordo com a diretora Executiva, Suely Angelotti , o trabalho de orientação às famílias é uma prática comum, mas que se intensificou com o período de quarentena.

“Estamos orientando os familiares pelas redes sociais, com vídeos de orientação, por telefone e disponibilizando atividades preparadas pelos nossos profissionais em nosso site”, explicou Suely. “Este trabalho foi intensificado levando em consideração a importância de manter os alunos estimulados e ativos”, completou a diretora.

A estimulação em casa é muito importante, principalmente, neste período sem atendimento na escola. De acordo com Camila Mendes, coordenadora de Saúde da APAE de Jundiaí, são atividades divididas por faixa etária para este tempo dos pais com os alunos. “As dicas e orientações estão sendo enviadas via WhatsApp, mas também podem ser encontradas em nosso site”, explicou. Acesse o site [www.apaejundiai.org.br] e clique na aba ATIVIDADES.

Tatiana Cruz, coordenadora de Educação, explicou a importância dos pais estimularem os filhos neste período. “Devido à suspensão dos atendimentos, por conta da quarentena ao Coronavírus, são essas atividades que conseguirão manter um laço entre os atendimentos e a APAE. As dicas de jogos e atividades pedagógicas que estão sendo disponibilizadas também é uma forma de orientar as famílias a lidar, de forma mais tranquila e lúdica, com seus filhos, neste momento”, comentou.

Já a área de Assistência Social da APAE de Jundiaí está orientando às famílias com relação ao enfrentamento ao Coronavírus por parte do município e como as pessoas devem fazer para buscar atendimento. “Estamos orientando sobre o funcionamento e atendimento das Unidades Básicas de Saúde, hospitais da cidade e centros de referência (CRAS)”, explicou a coordenadora Adriana Azevedo.

O diretor escolar Edison Oliveira Marin reforça as orientações das coordenadoras. “É fundamental estabelecer uma rotina para nossos alunos, nessa rotina é importante conter atividades escolares, jogos e brincadeira para estimular o desenvolvimento e a socialização”, explicou Edson, orientando aos pais que estimulem também atividades funcionais do dia a dia, como organizar o quarto, retirar o lixo, lavar e enxugar a louça.