Louveira inicia a semana imunizando moradores de 50 a 59 anos contra Covid-19

Louveira começa, nesta segunda-feira (14), a imunizar pessoas sem comorbidades com idade entre 50 e 59 anos. Moradores que pertencem a este grupo devem agendar a vacinação pelo novo sistema, que estará disponível no site da Prefeitura a partir das 10 horas. 

Diferente do sistema anterior, onde o morador realizava um cadastro para depois ser informado sobre o dia e horário de imunização, a nova ferramenta vai funcionar como uma agenda online. 

O primeiro passo para garantir a imunização é realizar o cadastro no Vacina Já (https://vacinaja.sp.gov.br/). 

Em seguida, basta acessar o site www.louveira.sp.gov.br, clicar no ícone “Vacina Covid-19” e seguir as instruções para realizar o agendamento. 

Ou CLIQUE AQUI para ir direto para a central de agendamento. 

Ao entrar no sistema, o morador deve fornecer os dados solicitados e escolher entre os locais, datas e horários disponíveis. 

Ao encerrar o agendamento, um SMS será enviado ao celular do morador confirmando os dados selecionados. 

Para acessar a nova ferramenta também é preciso ter o Cartão Cidadão em mãos. 

A antecipação de novos grupos de vacinação e o lançamento do novo sistema fazem parte do pacote de ações adotado pela prefeitura para ampliar a cobertura vacinal no município. 

Cadastro

As pessoas que realizaram o cadastro no site da Prefeitura pelo sistema anterior serão priorizadas e devem aguardar o contato telefônico dos agentes de saúde para o agendamento de dia e horário de vacinação. 

Antecipação 

No último sábado (12), a Secretaria de Saúde já havia anunciado a antecipação da imunização de pessoas sem comorbidades com idade entre 55 e 59 anos.  

Com a divulgação realizada pelo Governo do Estado neste domingo (13) sobre o novo calendário de vacinação, e a consequente previsão de recebimento ainda esta semana de novas grades da vacina, foi possível ampliar o público que terá a imunização realizada em Louveira a partir desta segunda-feira (14). O grupo teria a vacinação liberada pelo Estado apenas no dia 16. 

A Secretaria de Saúde ressalta ainda que a antecipação anunciada no último sábado foi possível porque a quantidade de doses enviadas pelo governo estadual ao município para o grupo de comorbidades foi superior ao número de pessoas que se enquadram na lista de doenças crônicas definidas pelo Plano Nacional de Imunização (PNI).

“Com a liberação da vacina para o grupo de comorbidades em sua última faixa etária (18 a 29 anos), vamos aplicar as demais doses remanescentes com segurança para outros grupos prioritários, como os de 55 a 59 anos, gestantes, puérperas, profissionais da educação, profissionais da saúde e deficientes permanentes”, afirma o Secretário de Saúde, Eduardo Gomes de Menezes.

Doses excedentes

Somente entre 10 de maio e 11 de junho, 21 novos grupos prioritários foram liberados pelo governo estadual e o número de doses enviado a Louveira foi superior ao esperado para este público.

A Vigilância Epidemiológica ressalta ainda que dos 21 grupos, 17 precisam comprovar o quadro de saúde para obter autorização para imunização. A checagem de laudos, cartas e receitas médicas demanda mais tempo das equipes de saúde e, por isso, a Prefeitura tem adotado medidas para ampliar a capacidade de imunização na cidade.

Ampliação de horários e locais de vacinação

Desde a última quinta-feira (10), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Dra. Lucilene Mosca Melin, que concentra a maior demanda de moradores, ampliou o horário de atendimento até 21 horas, exclusivamente para vacinar moradores com imunização agendada. 

Desde o início do mês, as UBSs estão funcionando aos sábados também para atendimento exclusivo aos cidadãos com vacinas previamente agendadas. 

Além das UBSs, os moradores poderão contar, a partir de segunda-feira, com mais um ponto de imunização: o Ceil Infantil Professora Aparecida Eufrasia Guisalderte Yembo, localizado na Estrada Miguel Bossi, 370, na Vila Bossi, na região central.

Drive Thru

No próximo dia 19, a Secretaria de Saúde realizará um Drive Thru na Área de Lazer do Trabalhador também para imunizar pessoas com idade entre 55 e 59 sem comorbidades. Mais detalhes sobre a ação serão divulgados em breve.

Resumo das medidas adotadas pela Prefeitura:

– Antecipação da imunização de pessoas com idade entre 50 e 59 sem comorbidades anos para segunda-feira (14)

– Ampliação do horário de atendimento das UBSs Dra. Lucilene Mosca Melin e 21 de Março até as 21 horas para vacinações previamente agendadas

– Criação de novo posto de vacinação na região central

– Alteração no sistema de cadastro de vacinas com possibilidade de agendamento instantâneo de local, dia e horário de imunização

– Realização do Drive Thru na Área de Lazer do Trabalhador no próximo dia 19, exclusivamente para pessoas com idade entre 55 e 59 anos

Dúvidas

Em caso de dúvidas sobre o sistema de vacinação, os moradores podem entrar em contato com a Vigilância em Saúde pelo whatsapp (19) 99760-3670.

Com informações da assessoria de imprensa