10ª Semana do Bebê de Várzea abordará impacto da pandemia

Este ano, a 10ª Semana do Bebê de Várzea Paulista, após a considerável melhora nos índices da pandemia de Covid-19, será inteiramente presencial em equipamentos públicos diversos, dos dias 1º a 6 de agosto. O tema, escolhido democraticamente, é o Impacto da Pandemia no Desenvolvimento Infantil. Entre as ações, destaques para uma palestra com o renomado médico Dr. Marcos Davi dos Santos e a Caminhada do Bebê, que trará muitas atrações para os bebês e famílias varzinas. É a consolidação do programa Primeiríssima Infância no município.

As ações são organizadas pelo Comitê Municipal da Primeiríssima Infância, que viabiliza e administra o programa municipal Várzea Paulista pela Primeiríssima Infância. O conjunto de iniciativas é fruto do programa estadual São Paulo pela Primeiríssima Infância, por meio do qual o Governo Estadual capacita e incentiva servidores municipais de diversas cidades paulistas a bem cuidarem e desenvolverem crianças dessa fundamental etapa da vida, que vai de 0 a 3 anos.

“Nosso município comemora a 10ª Semana do Bebê, período em que as ações do Programa se intensificam, na mobilização das creches, UBSs, Crass, a mídia, redes sociais e a sociedade em geral para olharem a infância, a brincadeira, a educação infantil de qualidade, a saúde, o afeto e o respeito como direitos da criança cidadã, e nossa responsabilidade em garanti-los”, afirma a coordenadora pedagógica da Educação Infantil da Prefeitura, Marina Melo.

Segundo a articuladora do Programa Primeiríssima Infância em Várzea Paulista, refletir sobre como a pandemia influenciou a experiência dos pequenos de 0 a 3 anos faz parte da temática deste ano. “O tema, escolhido de forma democrática para este ano, aponta para a reflexão sobre o impacto da pandemia no desenvolvimento infantil, frente às experiências que as crianças, em sua maioria, vivenciaram no período de isolamento social em decorrência da Covid-19”, declara.

Programação
02/08, terça-feira — 10 horas

Abertura oficial
No auditório do Hotel Orquídea Inn, o médico clínico geral e infectologista Dr. Marcos Davi dos Santos fará uma palestra explicativa sobre o tema da Semana do Bebê da cidade, voltada a servidores municipais das pastas municipais de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social, todos envolvidos no trabalho com crianças de 0 a 3 anos e suas famílias. Com mais de 27 anos de atuação na área de saúde, o profissional vem atuando na área de desenvolvimento infantil desde 2003, tendo participado de grandes projetos e programas estaduais da primeira infância em diferentes estados brasileiros, dentre os quais se destaca o Programa São Paulo Pela Primeiríssima Infância.

Santos é mestre em doenças infecciosas pela USP (Universidade Federal de São Paulo), atua como preceptor médico do internato dos sextanistas de medicina da Universidade Anhembi Morumbi, é psicoterapeuta corporal e integra o grupo de pesquisa Modelos Tecnoassistenciais e a Promoção da Saúde em Saúde Coletiva, da Escola de Enfermagem da USP.

01/08 a 05/08 — segunda a sexta-feira
Programação diferenciada em equipamentos de educação, saúde e desenvolvimento social

As creches municipais terão atividades diferenciadas, em seus horários normais de funcionamento, que privilegiam as interações e as brincadeiras, a afetividade, o envolvimento da comunidade e das famílias, mostrando as ações que a escola realiza em seu cotidiano.

As UBSs vão trabalhar, das 7 às 16 horas, ações com foco na importância da amamentação como forma de vínculo, a conscientização dos usuários sobre seu papel no desenvolvimento saudável das crianças na primeiríssima infância, e a atenção especial aos aspectos psicossociais das gestantes, priorizando a gestação na adolescência.

06/08, sábado — a partir das 8 horas
Caminhada do Bebê
A concentração será feita em frente ao supermercado localizado na Avenida Paraibuna, 195 (Jardim América), às 8 horas. O trajeto será feito até o Parque Chico Mendes, com cartazes de conscientização acerca da relevância de cuidar bem das crianças de 0 a 3 anos.

Após a caminhada, haverá no parque, até meio-dia, bastante diversão com atividades lúdicas, oficinas, brinquedos infláveis, pipoca, algodão-doce, apresentações culturais e apresentações das crianças das creches. O endereço é Rua Guarujá, 276 — Jardim América II.

%d blogueiros gostam disto: