Alvarás, certidões e autorizações de Obras e Meio Ambiente passam a ser digitais

A transformação digital que está sendo realizada em Cabreúva deve trazer mais agilidade na solicitação e tramitação dos processos da Secretaria de Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos do município.

A partir de agora moradores e profissionais da construção civil não precisam mais ir à prefeitura para solicitar seis tipos de serviços. O atendimento está sendo realizado pela plataforma chamada Aprova Digital.

O objetivo é modernizar e agilizar a aprovação de projetos na área da construção civil e de outros serviços oferecidos pela prefeitura. Entre os serviços tramitados de forma 100% digital já estão liberados:

Renovação de Alvará
Aprovação de Projeto e Alvará
Certidão Habite-se
Certidão de Uso e Ocupação do Solo e Manifesto Ambiental
Autorização para Corte de Árvore Isolada
Autorização para Poda de Árvore Isolada em Área Urbana

Em menos de um mês de funcionamento da plataforma, 110 processos já foram protocolados de forma online. A nova forma de solicitação é aplicada para todos os protocolos feitos desde 19 de setembro.

Cerca de 40 processos físicos ainda estão em andamento no Município e as análises não serão prejudicadas com a implantação do novo sistema. Segundo a engenheira civil da Prefeitura de Cabreúva, Valéria Ferreira, os processos físicos seguirão no processo de análise sendo concluídos em breve.

Valéria diz que a mudança é extremamente importante para acelerar a análise de processos e emissão de documentos aos profissionais da construção civil, mercado que tem se mostrado bastante aquecido nos últimos tempos.

“Com a alta demanda, os processos mais simples para a construção de residências e edificações comerciais chegaram a demorar 90 dias para a primeira análise. Com o Aprova Digital, a Certidão de uso do Solo, por exemplo, já foi emitida em dois dias e o Habite-se, em sete dias”, comenta a engenheira.

O arquiteto e idealizador da plataforma, Marco Antônio Zanatta, explica que uma outra vantagem é a extinção de arquivos, armários e salas superlotadas de protocolos físicos, uma vez que o sistema faz essa atividade na nuvem.

“Os processos digitais acabam com problemas comuns no funcionalismo público, como o extravio de documentos, além de armazenar os processos com a transparência e segurança necessárias”, reforça.

A digitalização e automação dos processos da Prefeitura de Cabreúva devem ser aplicadas em outros serviços ofertados à população para garantir agilidade no atendimento.

“Nossa meta é tornar os processos cada vez mais ágeis, diminuindo as burocracias e deixando tudo mais transparente, afinal, os profissionais podem acompanhar cada etapa do andamento”, ressalta o secretário de Obras, Maxwell Cavalcante.

Como utilizar o sistema em Cabreúva
A plataforma digital substitui o requerimento do cidadão e o trabalho de análise do servidor municipal realizados de forma física e manual.

Interessados em conhecer e aprender a usar a plataforma digital podem assistir o treinamento no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=uWUJRnmtmMg

E para utilizar o sistema basta acessar https://cabreuva.aprova.com.br/ e fazer o cadastro gratuito na plataforma, que também disponibiliza suporte técnico em horário comercial para auxiliar os usuários.

%d blogueiros gostam disto: