Itupeva lança programa ‘Itupeva por Todas’
A solenidade foi realizada no Cine Teatro e reuniu autoridades, profissionais da administração municipal e representantes da rede de proteção. O programa foi oficializado com a assinatura do decreto que institui o Itupeva por Todas, marcando uma nova etapa da política municipal voltada às mulheres.
Participaram do lançamento o prefeito Rogério Cavalin, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Aline Cavalin; o vice-prefeito Isaque Messias; a secretária de Desenvolvimento Social, Eliana Alencar; o comandante da Guarda Civil Municipal, Claudinei Xavier; a secretária de Assuntos Jurídicos e Fundiários, Camila Polo; a secretária de Saúde, Catarina Hass; a secretária de Educação, Monica Oliveira; a diretora da Mulher, Ivana Barros; e a presidente do Conselho da Mulher, Cris Lee, além de demais secretários.
Para o prefeito Rogério Cavalin esse momento é especial e importante. “Quando nós temos um caso de feminicídio na cidade, isso significa que houve uma falha no sistema. Algo deu errado e aí, nós que estamos em cargos públicos, precisamos ficar inquietos com esse tipo de situação. Por isso, este trabalho intersetorial chega neste momento: para criarmos uma rede de proteção que de fato irá proteger”, disse ele.
Após a solenidade e a assinatura do decreto, o evento contou com palestra da psicóloga Ingrid Kibelkstis, profissional com especializações em Psicologia Jurídica, Criminal Profiling, Teste de Rorschach e Gestão Estratégica de Pessoas, além de formação em Depoimento Especial pela Childhood Brasil.
Com experiência na área jurídica e forense, Ingrid atua como assistente técnica, perita judicial e psicóloga na Delegacia da Mulher, onde prestou atendimento especializado a mulheres e crianças em situação de violência e vulnerabilidade. Também atua como professora de pós-graduação em áreas relacionadas à Psicologia Jurídica, Criminal Profiling, avaliação psicológica e linguística forense.
Programa integra serviços e fortalece atendimento
O Itupeva por Todas não substitui os serviços que já são oferecidos pelo município. A proposta é conectar, fortalecer e integrar as estruturas existentes, qualificando os fluxos de atendimento, aproximando os profissionais e tornando os encaminhamentos mais efetivos.
A iniciativa parte do reconhecimento de que o enfrentamento à violência contra a mulher exige atuação conjunta e trabalho em rede. Dessa forma, independentemente da porta de entrada utilizada pela mulher, o objetivo é garantir que ela encontre uma rede preparada para acolher, orientar, proteger e garantir seus direitos.
Entre os equipamentos e iniciativas que já integram essa estrutura está o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que atende situações de violação de direitos e violência, oferecendo acolhimento, escuta qualificada, acompanhamento, orientação e encaminhamentos em articulação com os demais serviços. Itupeva conta com essa estrutura desde 2013 e, em 2025, entregou um novo espaço para o CREAS, ampliando as condições de acolhimento e atendimento.
A rede também conta com os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), que atuam na proteção social básica, no acompanhamento das famílias, no acesso a direitos, no Cadastro Único, no PAIF e nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
A Secretaria de Saúde também desempenha papel fundamental na rede de proteção às mulheres, especialmente no atendimento às vítimas de violência física e psicológica.
Nos casos de violência física, o atendimento de emergência é realizado no hospital, garantindo os cuidados necessários e o acolhimento inicial à mulher. Em 2025, foram registrados 108 casos de violência doméstica atendidos no hospital. Em 2026, até o mês de agosto, já são 93 casos de violência contra a mulher, sendo cinco registros somente em agosto.
Após o atendimento de emergência, a mulher também pode contar com o acompanhamento da rede municipal de saúde, com suporte de profissionais de Psicologia e Psiquiatria, de acordo com as necessidades identificadas em cada caso. Dessa forma, o cuidado não se limita ao atendimento imediato, mas busca oferecer acompanhamento e suporte para a recuperação e o fortalecimento da mulher ao longo do processo.
A Educação também exerce um papel fundamental na identificação e proteção de crianças que podem estar vivenciando situações de violência doméstica. Com um olhar atento e diferenciado para mudanças de comportamento, sinais e necessidades dos alunos, a rede municipal pode contribuir para reconhecer situações de vulnerabilidade e encaminhá-las para o atendimento adequado.
Além disso, a oferta de vagas em creches também integra essa rede de proteção, garantindo às famílias acesso ao serviço de educação infantil e ampliando o suporte às crianças e seus responsáveis.
Proteção também passa por autonomia
O município também oferece instrumentos voltados à proteção e à reconstrução da vida das mulheres, como o Aluguel Social e o abrigo para mulheres vítimas de violência e seus filhos. A proposta considera que o enfrentamento à violência envolve não apenas a proteção imediata, mas também condições para que a mulher possa reorganizar sua vida e construir uma nova trajetória.
Nesse sentido, o Fundo Social de Solidariedade desenvolve ações voltadas à autonomia financeira, por meio de cursos profissionalizantes e iniciativas como o Empreende Mulher e a Feirinha Delas. As ações buscam apoiar mulheres interessadas em se qualificar, empreender, ampliar seus negócios ou iniciar uma nova atividade, contribuindo para a construção de sua própria fonte de renda.
Outra iniciativa que integra essa rede é a Guardiã Maria da Penha, voltada ao enfrentamento da violência contra a mulher e ao fortalecimento da proteção e do acompanhamento de mulheres que possuem medidas protetivas.
Espaço Lilás amplia acolhimento
O lançamento também reforçou a importância do Espaço Lilás, localizado no Agiliza Itupeva. O espaço foi criado para oferecer às mulheres um ambiente reservado, acolhedor e humanizado, com atendimento pautado pela privacidade, pelo respeito e pela dignidade. Por estar inserido em um espaço de atendimento ao cidadão, o Espaço Lilás facilita o acesso às orientações e aos encaminhamentos necessários, fortalecendo a conexão entre as mulheres e a rede municipal de proteção.
A Guarda Civil Municipal também passa a integrar essa iniciativa de forma ainda mais direta, com a entrega de uma viatura lilás, identificada visualmente com a marca do Programa Itupeva por Todas. Além disso, dois Guardas Civis Municipais serão realocados para atuar no atendimento relacionado ao programa, reforçando a estrutura de proteção e acompanhamento às mulheres no município.





